/

Coreia do Norte diz que novo teste de mísseis é “sério aviso” a Seul

(h) KNS / KCNA

Os mísseis que a Coreia do Norte lançou na quarta-feira são um “novo tipo de arma tática teleguiada”, afirmou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

O dirigente norte-coreano King Jong-un “organizou e dirigiu pessoalmente” o ensaio deste “sistema de armamento super-moderno” que constitui “uma advertência solene aos belicistas militares sul-coreanos”, indicou a KCNA.

A agência de notícias oficial norte-coreana KCNA forneceu pouca informação técnica sobre os dispositivos, que descreveu apenas como “um novo tipo de arma tática guiada” e “um sistema de armas ultra moderno“.

De acordo com a KCNA, Kim Jong-un acrescentou que os novos mísseis podiam voar a baixa altitude, o que dificulta a intercetação. Kim advertiu também Seul contra a tentação de “ignorar a advertência” implícita que estes novas armas representam.

O anúncio da agência oficial refere-se ao lançamento de dois mísseis norte-coreanos de curto alcance, que se despenharam no mar do Japão. Nos últimos dias, a Coreia do Norte tem aumentado a pressão sobre os EUA e a Coreia do Sul, na sequência das manobras militares previstas este verão entre Seul e Washington. Pyongyang tem ameaçado quebrar a promessa, em protesto contra os exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os EUA, previstos em agosto.

Quase 30 mil soldados norte-americanos estão destacados na Coreia do Sul e os exercícios anuais que realizam com dezenas de milhares de soldados sul-coreanos nunca deixam de irritar Pyongyang, que os considera um teste para a invasão do seu território.

O exército da Coreia do Sul relatou que os mísseis foram lançados a partir da cidade de Wonson, uma cidade costeira. Os projéteis foram lançados depois das 5h00 locais, com uma diferença de 30 minutos entre ambos.

De acordo com estimativas do exército sul-coreano, os dois mísseis de curto alcance viajaram entre 450 e 700 quilómetros, respetivamente, antes de se despenharem no mar entre a península coreana e o Japão. Estes dispositivos seriam capazes de atingir qualquer alvo na Coreia do Sul.

Já na manhã de quinta-feira, a Coreia do Sul veio falar de um “novo tipo de ameaça militar”. Seul diz que este lançamento põe em risco o processo de paz na península coreana.

Na terça-feira, John Bolton, do departamento de Segurança Nacional norte-americana, encontrou-se com autoridades oficias da Coreia do Sul para discutir a desmilitarização da península. O lançamento ocorreu também menos de um mês depois de Kim e Trump se terem encontrado na Coreia do Sul. Neste terceiro encontro, os dois líderes concordaram em retomar as discussões sobre a desnuclearização da península coreana, o que ainda não se concretizou.

Em maio, a Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance, que viajaram mais de 400 quilómetros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.