/

Humanos podem ter começado a fazer churrasco há 1,5 milhões de anos

2

Fazer churrascos é hoje uma prática muito comum, mas pode não ser um fenómeno recente. Novas evidências sugerem que os humanos já assavam carne em fogo há 1,5 milhões de anos.

Até agora, acreditava-se que a primeira vez que os humanos usaram fogo para cozinhar carne tinha sido há 400 mil anos. No entanto, novas evidências descobertas por arqueólogos no Quénia sugerem que o uso de fogo na culinária remonta há cerca de 1,5 milhões de anos.

“Esta é a área mais antiga onde já se encontrou sinais do uso de fogo dos nossos ancestrais”, disse Sarah Hlubik, investigadora da Universidade de Rutgers, de Nova Jérsia, nos Estados Unidos, citado pelo New Scientist.

Há muitos anos que os arqueólogos investigavam a região de Koobi Fora, no norte do Quénia, onde já tinham sido encontradas manchas vermelhas no chão, que podem ser sinais de calor elevado causado pelas fogueiras. Agora, pedras carbonizadas e fragmentos de ossos são evidências sólidas do uso do fogo para cozinhar. Estes foram encontradas nas mesmas zonas das manchas vermelhas.

Os resultados da investigação arqueológica foram publicados no mês passado na revista Journal of Archaeological Science e serão publicados no próximo mês na revista Journal of Human Evolution.

O uso do fogo também foi provado pelas ferramentas de pedra encontradas, que tinham curvaturas que só seriam possíveis fazer com recurso a uma fogueira. No entanto, os arqueólogos norte-americanos estão a tentar ser cuidadosos com as conclusões que retiram das suas descobertas. Isto porque poderiam sugerir que os humanos usaram fogo cem mil antes do que se pensava.

Todavia, os cientistas procuram agora perceber o quão extensivamente era usado o fogo para cozinhar. Este aspeto poderá ter sido importantíssimo na nossa evolução, já que alimentos cozinhados diminuem o uso do intestino, libertando mais energia para, por exemplo, o crescimento do cérebro.

Os arqueólogos procuram agora mais provas, noutros sítios, para puderem afirmar com toda a certeza que os primeiros hominídeos usavam, de facto, fogo para cozinhar os seus alimentos.

ZAP //

2 Comments

  1. Desculpa ao entendidos mas sem cerveja e o molho de barbacu não é considerado churrasco.
    2Antes de atirares pedras a minha pessoa estou a brincar.”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.