O fogo em Amarante terá sido provocado com recurso a isqueiro, “com intencionalidade de queimar mato e com vista à limpeza de matos e arbustos em zona de pastagem”.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um suspeito de fogo florestal que mobilizou um meio aéreo, ocorrido na terça-feira, na zona do Marão, em Amarante, anunciou esta quarta-feira a força policial.
Segundo a autoridade, o homem, de 51 anos, foi abordado por militares da GNR, em Bustelo, quando tentava extinguir o incêndio com recurso a uma ferramenta manual.
O suspeito, segundo se lê no comunicado da PJ, “confessou a autoria da ignição, pelo que foi determinada a sua detenção”.
“O fogo terá sido provocado com recurso a isqueiro, com intencionalidade de queimar mato e, aparentemente, com vista à limpeza de matos e arbustos em zona de pastagem“, acrescenta a autoridade policial.
O fogo consumiu “uma vasta área de povoamento misto e mato” e obrigou à intervenção de três corpos de bombeiros, apoiados por um meio aéreo.
O detido é agricultor de profissão, não tem antecedentes criminais e vai ser nesta quarta-feira apresentado em tribunal para conhecer as medidas de coação.
// Lusa
É um perigo para os outros, portanto há que aplicar pena pesada. 51 Anos, já tem idade para ser responsabilizado por os seus actos . Em incêndios morrem pessoas, basta !
Espero que tenham mão pesada neste e nos outros casos. Somos muito brandos nas penas.
Estes imbecis estão a dar cabo de Portugal e existem outros espalhados pelo mundo!…
Chega de destruir, de matar, de poluir,etc…
Sejam úteis.