/

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico.

A notícia foi avançada pela Sky News e confirmada pela BBC. Johnson sempre foi o favorito a suceder a Theresa May e as sondagens davam-lhe uma vitória significativa sobre Jeremy Hunt, actual ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

É possível que Duncan não seja a única baixa no executivo caso Johnson vença. O Secretário do Tesouro, Philip Hammond, e o Ministro da Justiça, David Gauke, já disseram que vão apresentar a demissão se o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros for primeiro-ministro.

Os militantes do Partido Conservador terminam esta segunda-feira de votar nos dois candidatos – Boris Johnson e Jeremy Hunt. Os militantes podem votar, por via postal, até às 16h (mesma hora em Lisboa) de hoje. O vencedor será revelado terça-feira. Na quarta-feira o sucessor de Theresa May tomará posse como primeiro-ministro, sem que haja eleições.

Na mais recente polémica que opôs o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao antigo embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, Duncan tinha acusado Johnson de ter atirado o diplomata para “debaixo do autocarro” por não o ter defendido publicamente na sequência da correspondência oficial divulgada pelo jornal Daily Mail. Darroch acabou por se demitir.

Além da posição defendida por Johnson de que o Reino Unido terá obrigatoriamente de abandonar a União Europeia a 31 de outubro, estará também em causa a obrigação imposta pelo candidato de que todos os membros do Governo se “reconciliem” com essa posição, algo com o qual nem todos concordam.

Os três membros do Governo que fizeram saber que podem demitir-se não aceitam a possibilidade de saída do Reino Unido da UE sem um acordo – algo que Johnson disse estar disposto a fazer.

Boris Johnson foi um dos principais apoiantes do Brexit no referendo de 2016 e não exclui uma saída da União Europeia sem acordo em 31 de outubro, a nova data estabelecida para os britânicos abandonarem o bloco europeu. Já Jeremy Hunt defende um acordo de saída com a União Europeia.

Theresa May renunciou à liderança do partido Conservador a 7 de junho devido às dificuldades em fazer aprovar o acordo de saída que concluiu com Bruxelas em novembro, mas continua como chefe de governo até a eleição do sucessor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.