Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

1

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes.

Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro e junho, o suficiente para fornecer energia a 4,47 milhões de residências. O país que tem cerca de 2,6 milhões de residências. Março foi o mês mais produtivo, com 2.194.981 megawatts-hora de produção.

Este recorde de energia eólica na Escócia significa que as turbinas poderiam ter fornecido eletricidade suficiente para todas as residências do país, além de grande parte do norte da Inglaterra, nos primeiros seis meses do ano.

“Estes são números surpreendentes, a revolução da energia eólica na Escócia continua a desenvolver-se com força”, disse Robin Parker, gestor de Política de Clima e Energia do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). “Acima e abaixo do país, todos estamos a beneficiar de energia mais limpa, e o clima também”.

De acordo com o responsável, estes números “mostram que aproveitar o abundante potencial eólico da Escócia pode fornecer eletricidade limpa para milhões de lares, não apenas na Escócia, mas também na Inglaterra”.

Ao nível da energia renovável, o Reino Unido tem desempenhado um papel importante, tendo passado um período de sete dias – um total de 167 horas consecutivas – sem depender da energia do carvão, algo que não acontecia desde a Revolução Industrial do século 19. Foram as turbinas a gás, a energia nuclear, a energia solar e outras energias renováveis ​​que desempenharam esse papel.

Gustavo Gargioni/ Especial Palácio Piratini

Este feito vai ao encontro da meta do governo britânico de abandonar completamente o carvão até 2025.

Outros países também estão a beneficiar do potencial crescente das energias renováveis. Na Alemanha a produção de energia renovável excedeu a procura, graças ao pesado investimento em energia eólica e solar.

A província de Qinghai, no noroeste da China – que abriga cerca de cinco milhões de cidadãos -, tem funcionado por semanas com energia renovável, usando fontes como energia solar, eólica e hídrica.

O crescimento da energia renovável deve-se ao desenvolvimento de tecnologia mais eficiente, à medida que os cientistas descobrem maneiras de gerar mais eletricidade a partir da mesma quantidade de sol ou vento.

A Escócia é uma espécie de pioneira quando se trata de energia eólica, sublinhou o Science Alert. O país espera fornecer toda a sua energia a partir de energias renováveis ​​nos próximos 12 meses, uma meta está a caminho de ser conseguida.

“Esses números destacam a consistência da energia eólica na Escócia e por que o país desempenha um papel importante no mercado de energia do Reino Unido”, afirmou Alex Wilcox Brooke, gestor no Projeto de Energia Atmosférica da Severn Wye Energy Agency.

TP, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.