Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes.

Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro e junho, o suficiente para fornecer energia a 4,47 milhões de residências. O país que tem cerca de 2,6 milhões de residências. Março foi o mês mais produtivo, com 2.194.981 megawatts-hora de produção.

Este recorde de energia eólica na Escócia significa que as turbinas poderiam ter fornecido eletricidade suficiente para todas as residências do país, além de grande parte do norte da Inglaterra, nos primeiros seis meses do ano.

“Estes são números surpreendentes, a revolução da energia eólica na Escócia continua a desenvolver-se com força”, disse Robin Parker, gestor de Política de Clima e Energia do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). “Acima e abaixo do país, todos estamos a beneficiar de energia mais limpa, e o clima também”.

De acordo com o responsável, estes números “mostram que aproveitar o abundante potencial eólico da Escócia pode fornecer eletricidade limpa para milhões de lares, não apenas na Escócia, mas também na Inglaterra”.

Ao nível da energia renovável, o Reino Unido tem desempenhado um papel importante, tendo passado um período de sete dias – um total de 167 horas consecutivas – sem depender da energia do carvão, algo que não acontecia desde a Revolução Industrial do século 19. Foram as turbinas a gás, a energia nuclear, a energia solar e outras energias renováveis ​​que desempenharam esse papel.

Gustavo Gargioni/ Especial Palácio Piratini

Este feito vai ao encontro da meta do governo britânico de abandonar completamente o carvão até 2025.

Outros países também estão a beneficiar do potencial crescente das energias renováveis. Na Alemanha a produção de energia renovável excedeu a procura, graças ao pesado investimento em energia eólica e solar.

A província de Qinghai, no noroeste da China – que abriga cerca de cinco milhões de cidadãos -, tem funcionado por semanas com energia renovável, usando fontes como energia solar, eólica e hídrica.

O crescimento da energia renovável deve-se ao desenvolvimento de tecnologia mais eficiente, à medida que os cientistas descobrem maneiras de gerar mais eletricidade a partir da mesma quantidade de sol ou vento.

A Escócia é uma espécie de pioneira quando se trata de energia eólica, sublinhou o Science Alert. O país espera fornecer toda a sua energia a partir de energias renováveis ​​nos próximos 12 meses, uma meta está a caminho de ser conseguida.

“Esses números destacam a consistência da energia eólica na Escócia e por que o país desempenha um papel importante no mercado de energia do Reino Unido”, afirmou Alex Wilcox Brooke, gestor no Projeto de Energia Atmosférica da Severn Wye Energy Agency.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …