/

A famosa “Pirâmide Curvada” do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa “Pirâmide Curvada”, construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos.

Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, uma das mais bem conservadas no Egito, é uma estrutura de 101 metros que desempenhou um papel importante na evolução da construção das pirâmides, de acordo com a Reuters.

Os primeiros 49 metros foram levantados num ângulo inclinado de 54 graus, antes de diminuir no topo. Outro facto interessante é que os arqueólogos ainda não sabem ao certo onde o faraó foi enterrado, podendo ter sido dentro desta pirâmide ou em algum outro lugar.

Segundo alguns arqueólogos, a pirâmide teria sido concluída às pressas, o que justifica o formato. O faraó Senefuru, não satisfeito com a obra, mandou erguer a Pirâmide Vermelha, a alguns quilómetros a norte.

Aberto ao público após um período de restauração, a pirâmide oferecerá aos turistas a oportunidade de descer por um túnel estreito de 79 metros a partir de uma entrada na sua face norte, localizada a uma altura de 12 metros, e alcançar duas câmaras no seu interior.

Além disso, os visitantes podem visitar uma pirâmide adjacente de 18 metros de altura, possivelmente construída para Heteferés I, a esposa do faraó da Dinastia IV. A rainha foi mãe do faraó Quéops, o construtor da grande pirâmide de Guiza. Segundo alguns especialistas seria filha do último rei da III dinastia, Hórus Huni.

Esta construção foi aberta pela primeira vez desde a sua escavação em 1965. Durante a abertura, arqueólogos mostraram múmias, máscaras, ferramentas e caixões descobertos durante as escavações, que começaram no ano passado perto das pirâmides de Dahshur.

A cerimonia de inauguração desta pirâmide incomum e outra, também localizada na área arqueológica de Dahshur, foi realizada a 13 de julho e contou com a presença de embaixadores estrangeiros e representantes da Unesco, de acordo com o Egypt Today.

As autoridades estão a tentar promover o turismo em Dahshur. O sítio encontra-se no deserto, atrai apenas alguns visitantes e é livre da agitação de Gizé. A promoção de Dahshur é parte de um impulso mais amplo para impulsionar o turismo, uma importante fonte de receita externa para o Egito, que caiu drasticamente após a revolta do país em 2011, antes de se recuperar gradualmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.