Dois anos depois de ter sido anunciada, entra em funcionamento esta segunda-feira uma aplicação que vai permitir aos cidadãos surdos chamarem sozinhos o 112 em caso de emergência.
Trata-se de uma funcionalidade gratuita que inclui videochamadas e mensagens escritas de telemóvel, mas que por enquanto ainda só fica disponível para o sistema Android. Aos iPhones chegará mais tarde.
O anúncio foi feito em 2016 pela secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. Na época, Ana Sofia Antunes anunciou que a comunidade surda ia em breve passar a poder contar com um atendimento próprio nos serviços de emergência. Mas, de acordo com o Público, este serviço não arrancou sequer no final de 2017, como previa a governante que pudesse acontecer.
Houve vários obstáculos, de acordo com a secretária. “Não foi fácil criar uma aplicação compatível com as plataformas da Proteção Civil”, explicou Ana Sofia Antunes, citada pelo Público. A contratação de intérpretes de linguagem gestual para as videochamadas também se revelou um obstáculo difícil de ultrapassar, uma vez que aqueles que existiam se encontravam ocupados.
Agora, com sete tradutores-intérpretes contratados, o serviço está em condições de arrancar em todo o país, incluindo nas regiões autónomas. Nos primeiros seis meses funcionará como um projeto-piloto, suscetível de ser melhorado, consoante as necessidades dos utentes. Ainda não se sabe, porém, qual será o nível da procura, num país em que estima existirem pelo menos cerca de 85 mil pessoas surdas.
A primeira coisa a fazer é descarregar a aplicação no site do 112. Uma vez feito o download, um botão no centro do ecrã permite fazer a videochamada, que é atendida nos serviços de emergência por um intérprete de linguagem gestual. À medida que o utente vai descrevendo a situação, esta vai sendo transmitida em linguagem verbal pelo intérprete a um assistente do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, que é quem aciona os meios necessários à resolução do problema.
De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, citado pelo Observador, a utilização de dados móveis e de SMS pela aplicação MAI112 será gratuita.
No passado, e em parceria com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, a GNR já tinha lançado o smsSegurança. Trata-se de um serviço que permite o envio de mensagens escritas em situações de emergência para o número 96 10 10 200 ou para o site da força de segurança. Quem precisar de recorrer a ele deve escrever na mensagem o seu nome, o local onde se encontra e uma breve descrição da emergência. Entre 2013 e 2018 este serviço recebeu 703 mensagens.