/

Centenas de mexilhões aparecem cozidos na costa da Califórnia. A culpa é da onda de calor

Centenas de mexilhões foram encontrados completamente cozidos na costa da Califórnia. O estado norte-americano enfrentou temperaturas recorde durante o mês de junho.

A temperaturas estão a atingir recordes, e o problema não é sentido apenas na Europa. Também no estado norte-americano da Califórnia uma onda de calor ameaça a natureza, tendo já causado a morte de centenas ou até milhares de mexilhões, que foram encontrados completamente cozidos e com as conchas queimadas.

Segundo o The New York Times, os termómetros de São Francisco ultrapassaram os 37 graus no dia 11 de junho, um valor recorde para esta época do ano.

Jackie Sones, responsável pela investigação na reserva marinha da Bodega Bay, no norte da Califónia, disse ao The Guardian que nunca viu algo assim. A onda de calor terá provocado o maior número de mortes destes moluscos nos últimos 15 anos.

Ao mesmo jornal, o responsável admitiu ter recebido, de outros investigadores, relatos de mortes idênticas em várias praias, numa extensão de 140 quilómetros de costa.

Segundo o investigador, os mexilhões enfrentaram temperaturas acima de 100ºF (37ºC) na maré baixa. Estes moluscos são conhecidos como uma espécie fundadora, “o equivalente às árvores numa floresta – elas fornecem abrigo e habitat a muitos animais, portanto, quando se interfere com esse habitat central, isso vai afetar o resto do sistema”, explicou, citado pelo Público.

Christopher Harley, biólogo da Universidade de British Columbia, identificou um acontecimento semelhante no promontório de Bodega Head, em 2004. No entanto, o cientista acredita que teve uma dimensão menor quando comparado com este. “Estes eventos estão definitivamente a tornar-se mais frequentes e mais severos.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.