/

Faltam 50 funcionários para normalizar prazos do Cartão de Cidadão em Lisboa

João Relvas / Lusa

O Governo assumiu que ainda faltam cerca de 50 trabalhadores para normalizar a renovação do Cartão de Cidadão (CC) na região de Lisboa.

O Executivo de António Costa reconheceu que ainda falta cerca de meia centena de trabalhadores para normalizar o processo e os prazos de renovação do Cartão de Cidadão na capital. O Brexit, a nova lei da nacionalidade e o passaporte eletrónico são alguns dos principais fatores que fazem aumentar a procura.

Os Verdes (PEV) questionaram o Executivo sobre os aspetos necessários para regularizar a situação. De acordo com o Diário de Notícias, o gabinete da secretária de Estado da Justiça sublinha que “seria desejável que existisse o recrutamento de mais cerca de 50 trabalhadores”, de modo a evitar os atrasos que muitas críticas têm gerado nos últimos meses.

Anabela Pedroso admite que os atrasos na renovação do documento têm sido mais acentuados do que o habitual, tendo-se registado “os primeiros quatro meses de 2019 um aumento de 24% em relação ao período homólogo”.

Aliás, o Campus de Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, é um dos exemplos de locais congestionados, onde as senhas acabam na abertura de portas.

A secretaria de Estado não aponta nenhuma data para o regresso à normalidade. Ainda assim, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, indicou que “a partir do verão a situação ficará estabilizada””, nomeadamente porque os maiores de 25 anos vão poder tirar o Cartão de Cidadão online.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.