/

Holanda torna-se o primeiro país a proibir os Hells Angels

1

Um tribunal de Utrecht, na Holanda, baniu o clube de motards Hells Angels, devido à sua cultura de violência, que considerou pôr em risco a ordem pública e o Estado de direito.

A Holanda é o primeiro país a banir o grupo Hells Angels, fundado na Califórnia e presente em todo o mundo, com cerca de 470 ramos locais em 56 países, incluindo Portugal.

Os Hells Angels são sobretudo homens, reconhecíveis pelo gosto por motas Harley-Davidson, bem como a profusa utilização de ganga e coletes de cabedal, onde cosem os seus emblemas, representantes do estatuto na organização.

O grupo tem sido recorrentemente relacionado com crimes violentos, extorsão, tráfico de armas e estupefacientes, sendo descritos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como organização criminosa.

Segundo o Sol, um tribunal de Utrecht, na Holanda, baniu esta quarta-feira o clube devido à sua cultura de violência, que o tribunal considerou pôr em risco a ordem pública e o Estado de direito. Esta decisão põe fim a anos de ações judiciais.

“O tribunal aceita que não se pode simplesmente banir uma associação. Tem de haver uma necessidade real de o fazer”, disse o porta-voz Hans Zuurmond, citado pelo DutchNews.nl. A decisão foi tomada devido à “violência inerente dentro do clube”, acrescentou o jornal.

Esta é a primeira vez que os Hells Angels são banidos num país, apesar de algumas secções locais já serem proibidas em determinadas zonas da Alemanha.

O Ministério Público holandês tentou, pela primeira vez, em 2007, que a organização fosse considerada ilegal. No entanto, a defesa alegou que o grupo não poderia ser banido como um todo, uma vez que não há uma administração central para as 16 secções holandesas. Ainda assim, o tribunal deliberou que há evidentes linhas nacionais e internacionais de comando.

Em Portugal, o grupo estive envolvido num ataque contra um grupo rival num restaurante em Loures, em março de 2018. Numa megaoperação em todo o país, a Polícia Judiciária deteve, na semana passada, mais 17 suspeitos do ataque que foram ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

Os Hells Angels acabaram por ficar em liberdade, mas obrigados a apresentarem-se todos os meses às autoridades. Além disso, estão proibidos de contactar entre si e com outros elementos ligados ao grupo.

ZAP //

1 Comment

  1. Apoiadíssimo. Acabem com essa quadrilha quanto antes. Da América só vem m*** e essa é uma delas. O banana do Costa, é claro, vai ficar de boca aberta e braços cruzados à espera que esses mânfios matem alguém.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.