Um grupo de antigos e atuais profissionais do Hospital de Cascais acusa a administração de falsear resultados clínicos e algoritmos do sistema de triagem da urgência para aumentar as receitas que são pagas à parceria público-privada, segundo uma reportagem exibida pela SIC.
O canal de televisão relata a situação e adianta que a denúncia já chegou à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e ao Ministério Público.
Atuais e ex-funcionários ouvidos no âmbito da reportagem denunciam que eram impelidos a aligeirar sintomas ou o caso de doentes, para que os algoritmos da Triagem de Manchester dessem uma cor de pulseira verde em vez de amarela, por exemplo, para que os tempos máximos de espera não fossem ultrapassados.
A Triagem de Manchester define, através de cores, a prioridade dos doentes em urgência. O incumprimento dos tempos de espera pode fazer o hospital incorrer em penalizações financeiras.
“É o que consta do contrato entre a entidade gestora do Hospital de Cascais – o grupo privado Lusíadas – e o Estado. Tal como os outros hospitais com parcerias público-privadas (PPP), as urgências em Cascais são pagas com base na disponibilidade do serviço, o que implica cumprir os tempos de espera”, recorda a reportagem.
A SIC, que também ouviu doentes tratados na instituição, dá ainda conta de suspeitas de acrescento de informação clínica nas fichas dos doentes, alegadamente para aumentar a severidade e as comorbilidades dos utentes.
Isto serviria para influenciar o financiamento que o hospital recebe, que é calculado através do “case-mix”, um índice de ponderação da produção de um hospital que reflete a maior ou menor complexidade das situações.
As suspeitas estão a ser avaliadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e pelo Ministério Público, entidades a quem um grupo de atuais e antigos profissionais do hospital fez queixa, refere a SIC.
// Lusa
Típico… já sabe o que acontece quando se mete a raposa na capoeira!
Lucro máximo é a única preocupação desses grupos…
Em Braga acontece o mesmo!
Há cerca de ano e meio estive com um familiar em Santa Maria. Pulseira amarela: tempo de espera (e acabou por não ser atendido): 10 horas.
Reclamação no livro amarelo e a resposta foi basicamente que os padrões de serviço tinham sido cumpridos.
Não é uma questão de se é público ou privado. É uma questão de vigarice.
Se cometeram algum ilício, público ou privado, averigue-se, investigue-se e punam-se os responsáveis.
10 horas de espera para um código amarelo e os padrões de serviço FORAM cumpridos????!!!!!!!!