Um enigma que afetou dezenas de famílias na área de Cleveland foi finalmente resolvido, mas não antes de semanas de estragos em que as pessoas não conseguiam abrir as portas do carro e da garagem.
No final de abril, moradores da cidade de North Olmsted, Ohio, começaram a descobrir que as suas chaves do carro e de portas de garagem pararam de funcionar ou funcionaram de maneira imprevisível.
Às vezes, um dos dois controles remotos não funcionava, enquanto o outro funcionava. Noutras ocasiões, as portas dos carros podiam ser abertas quando estacionadas noutros lugares, mas se o veículo regressasse a North Olmsted, as portas ficaram trancadas.
Um residente, Cory Branchick, supôs que a bateria da sua chave devia estar com defeito, por isso recolocou-a, mas o problema não foi resolvido – pelo menos quando estava estacionada na sua garagem. “Em qualquer outro lugar, quando vou para o trabalho ou quando vou ao supermercado, a chave funciona”, disse Branchick ao jornal local WKYC.
Dezenas de vizinhos em várias ruas próximas relataram o mesmo fenómeno, mas ninguém sabia o que causava o mau funcionamento generalizado. Alguns sugeriram que poderia estar relacionado com as viagens no Aeroporto Internacional Cleveland Hopkins ou até mesmo um aspeto tecnológico relacionado com um centro de pesquisa da NASA.
Outros, incluindo autoridades municipais, sugeriram que o mau funcionamento poderia estar relacionado a provedores de telecomunicações e eletricidade, que enviaram as suas próprias equipas para investigar o que poderia estar a atrapalhar os transmissores de rádio dos residentes. “Não pode ser um pequeno dispositivo que está a causar a interferência”, disse o vereador de North Olmsted, Chris Glassburn.
Apesar das suspeitas iniciais, uma intensa investigação porta-a-porta, liderada pelas autoridades locais, determinou que, na verdade, era apenas um dispositivo atrás dos transmissores de rádio da cidade. O culpado, ao que parece, foi um dispositivo caseiro inventado por um entusiasta da eletrónica local, que projetou um aparelho para o informar se alguém estava no andar de cima da sua casa enquanto trabalhava no subsolo.
“Ele tem um fascínio pela eletrónica”, disse Glassburn em comunicado descrevendo o inventor local anónimo – um indivíduo com necessidades especiais que não tinha ideia do dano que estava a causar na comunidade em geral, simplesmente devido à radiofrequência do aparelho.
“A maneira como projetou foi persistentemente colocando um sinal de 315 megahertz. Não houve intenção maliciosa do dispositivo.” Essa transmissão constante encravou o sinal de rádio para dispositivos de rádio instalados nas portas de carros e garagems, que frequentemente operam na faixa de rádio de 315 MHz a 433 MHz.
O aparelho inventado em casa foi identificado e desativado, disse Glassburn, acrescentando que não haverá mais interferências.
ZAP // Science Alert