/

É uma planta da família do café e já matou mais de 90 pessoas nos Estados Unidos

O kratom é uma planta, vendida em forma de suplemento natural, que, apesar de inofensiva à primeira vista, pode mesmo tornar-se mortal.

O kratom já foi comparado com o LSD, a heroína ou o ecstasy. Esta planta é da família do café e representa a mais recente preocupação das autoridades norte-americanas, após ter matado, pelo menos, 91 pessoas nos Estados Unidos.

O alerta foi dado pelo Órgão de Controlo de Drogas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DEA). O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças publicou uma investigação, que analisou 27 mil casos de overdose em 27 estados norte-americanos, sobre os potenciais riscos desta planta. As conclusões não deixam dúvidas: pelo menos 91 pessoas perderam a vida por causa desta droga, entre julho de 2016 e 2017.

É certo que o kratom é responsável por uma parte mínima do total de mortes registadas por overdose de drogas nos Estados Unidos. Ainda assim, as autoridades garantem que esta substância foi encontrada no corpo de 61 vítimas de overdose, juntamente com outras drogas.

Segundo a BBC, do número de óbitos provocado pela droga ou por suplementos que continham a substância, 80% dos casos estavam associados a histórico de abuso de substâncias e em 90% não havia supervisão médica para a toma de kratom.

As autoridades concentram as suas atenções – e preocupações – no kratom, por ser uma planta com propriedades analgésicas. Esta planta contém mitragyna, um ingrediente ativo com efeitos estimulantes, e é fácil de adquirir.

Em doses baixas, o kratom é equiparado a um café cheio, mas em doses elevadas, os efeitos desta planta podem ser comparados aos de qualquer opióide, como a morfina.

Contudo, há do outro lado da questão muitos que defendem que esta planta é inofensiva. “Numerosos estudos em animais mostraram que o kratom tem uma toxicidade muito baixa”, afirmou Charles Haddow, da Associação Americana de Kratom, num comunicado citado pela BBC, acrescentando que mesmo doses extremamente altas não provocariam a morte ou efeitos tóxicos significativos em humanos.

Aliás, adiantou ainda que o kratom tem ajudado na desintoxicação de muitos dependentes de opióides uma vez que diminui os efeitos negativos do síndrome de abstinência.

Esta substância é usada há milhares de anos na Ásia, onde as folhas são transformadas em chá e misturadas com água para efeito analgésico.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.