/

Os astronautas poderão ter de usar óculos de natação no Espaço

Os astronautas poderão precisar de usar óculos de natação no futuro para proteger a sua visão no Espaço, de acordo com um novo estudo.

A pressão reduzida durante as missões espaciais à Estação Espacial Internacional leva a mudanças negativas nos olhos, que podem durar anos mesmo depois de os astronautas terem regressado à Terra.

Cerca de 75% dos astronautas experimentam mudanças nos olhos e visão, incluindo “manchas de algodão” e um espessamento do nervo ótico. Estudos sugerem que o uso de óculos de natação pode ajudar a regular a pressão em redor dos olhos e protegê-los dos efeitos dos longos voos espaciais.

A fim de estudar como evitar a decadência da visão no espaço, cientistas da Associação de Pesquisas Espaciais Universitárias em Houston colocaram 20 homens em vários exercícios enquanto inclinavam a cabeça para trás para simular o efeito do exercício no espaço.

Dos 20 participantes testados durante três dias no Johnson Space Center da NASA, em Houston, dez usavam óculos de natação. O estudo, publicado na revista JAMA Opthalmology, descobriu que o exercício estava associado à diminuição da pressão no olho.

Mas “a adição de óculos de natação foi associada a um aumento modesto da pressão, o que poderia reduzir alguns dos efeitos adversos nos voos espaciais de longa duração”, disse Jessica Scott, principal autora do estudo, ao The Independent. “Estas descobertas precisam de ser replicadas no voo espacial para determinar se o aumento da pressão ocular com os óculos de natação é seguro e eficaz”, acrescentou.

Comentando sobre o estudo, Andrew Lee, do Instituto de Olhos Blanton, em Houstin Houston, disse que poderia ter “importantes implicações potenciais para futuras missões tripuladas à Lua, a asteróides próximos da Terra ou a Marte”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.