/

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

(dr) Universidade de Bolonha

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova capital do reino.

As inscrições cuneiformes foram encontradas em três cilindros de argila fragmentados durante a expedição arqueológica turco-italiana de 2015 às ruínas da cidade de Carquemis, nas margens do rio Eufrates, na fronteira entre a Turquia e a Síria.

Nenhuma linha de texto estava completamente intacta e, no melhor dos casos, poderia ser lida em dois terços de cada, destaca uma declaração divulgada na semana passada pela editora da Universidade de Chicago.

No entanto, os investigadores conseguiram decifrar 38 linhas do texto acadiano e dizer que relaciona a “traição” do rei hitita Pirisi, baseado em Carquemis. Sargão II invadiu a cidade, expulsou o governador e envolveu o seu exército nas forças armadas do seu próprio império.

Os investigadores perceberam que Sargão II reconstruiu o sistema de canalização de água na cidade, que mostrava a intenção de elevar Carquemis a capital do império.

Nicolò Marchesi, que liderou o estudo, ficou impressionado com a atenção que Sargão II prestou a Carquemis, em particular a elaborada cerimónia de inauguração e a construção de jardins botânicos, ambos indicativos não de uma típica capital provincial, mas de um palácio real.

Contudo, a morte do governante durante uma expedição a Tabal – um reino a este da atual Turquia – impediu que os seus planos se concretizassem. Os herdeiros de Sargão II não tinham muito interesse em Karkamis e a cidade sofreu um declínio económico. No final do século VII a.C., foi destruída pelas tropas babilónicas.

O comunicado anuncia a publicação, em abril deste ano, de um artigo na revista Journal of Near Eastern Studies.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.