/

Ministério da Educação gastou 23 mil euros em mesa e cadeiras para nova sala de reuniões

18

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

Na sua edição desta sexta-feira, o Jornal Económico adianta que o Ministério da Educação gastou 23 mil euros numa sala de reuniões. As mesas e cadeiras destinam-se ao novo edifício do ministério de Tiago Brandão Rodrigues.

O gabinete do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, comprou uma mesa de reuniões e 22 cadeiras pelo valor de 23.300,13 euros (18.943,20 euros acrescidos de IVA), adianta o Jornal Económico na edição desta sexta-feira.

A aquisição da nova sala de reuniões foi feita por ajuste direto à Fluxograma – Equipamentos e Organização de Empresas, tendo o contrato sido assinado pela sua chefe de gabinete, Inês Ferreira, no dia 25 de fevereiro e divulgado na quarta-feira passada pelo portal de divulgação de contratos públicos BASE.

As mesas e as cadeiras destinam-se ao novo edifício do Ministério da Educação. Os bens comprados são “uma mesa de reuniões retangular, Modelo ONO, com tampo em madeira natural de 20 milímetros, estrutura lacada a preto com topos em pele”, com 6,4 metros de comprimento, 1,2 metros de largura e 75 centímetros de altura.

Além disso, foram compradas também “22 cadeiras de Modelo NI, com costas médias, assentos estofados e revestidos a pele, base e braços cromados, basculante e com elevação a gás”.

Ao Jornal Económico, fonte do ministério de Tiago Brandão Rodrigues disse que devido à mudança de instalações iniciada no ano passado, quando o ministro trocou o edifício da Avenida 5 de Outubro, no centro de Lisboa, por um imóvel na Avenida Infante Santo, na zona ribeirinha da capital, tornou-se necessário fazer gastos em mobílias.

ZAP //

18 Comments

  1. 23000 euros???
    Cada cadeira pode custar até 500 euros – nisso posso acreditar. A cadeira que tenho no trabalho custou 170 euros e não se pode dizer que seja algo de especial.
    Portanto, 22 cadeiras x 500 eusos faz 11000 euros.
    A mesa custa 12000 euros????????????????????????????

  2. Mas porque é que as anteriores mobílias não davam?!?!?!?!Mudei de casa, lá teve que ser e as minhas lá foram, que remédio! Devem ser como os carros, que com 3 ANOS e mudando de legislaturas têm que ser trocados!!!! O meu tem já 12, a caminho de 13 e lá está…. mas ninguém põe mão nisto?!?!?!?!?!?! Até quando?!

  3. Mas isto é notícia? Não têm mesmo mais nada para fazer? 23 mil euros são 3,58×10^-6 do orçamento do ME. Só o aumento do orçamento de 2018 para 2019 foi de 248 000 000€ (2,48×10^8), a esmagadora maioria para salários. Querem continuar a falar de 23 mil euros?

    • Essa reflexão pode justificar a questão que coloca. Quer então dizer que existem, provavelmente, 3,58×10^6 decisões que implicam uma gestão danosa. Os média não podem publicar 3,58×10^6 notícias, pelo que, sim queremos todos continuar a falar de 23 mil euros, de cada vez. O problema de uma gestão incompetente não é um único negócio ou decisão, é todo o conjunto de negócios e decisões. Sabe muito bem que quem governa tome uma decisão em nosso favor, o problema é quando isso implica 20 que nos penalizam.

      • Desculpe, mas nada do que eu disse se cruza com o que afirma.
        1. Se acha que há gestão danosa faça favor. E vote noutros nas próximas eleições. Já teve que dirigir alguma organização? Já teve que tomar decisões que outras pessoas poderiam interpretar de formas erradas (quanto ao seu ponto de vista), ou enviesadas? É tão fácil dizer mal!
        Eu não sei nada da referida sala. Mas, imagine que instalaram sistema de som, com microfones distribuidos para a função de reuniões. Imagine que instalaram um sistema de projecção para apresentações. Subitamente os 23 mil euros não chegam. O que sabe sobre a referida sala para falar em gestão danosa? Ou é só garganta?

      • Uau, diria que tem interesses pessoais na notícia, ou nos intervenientes. Está à procura de desinformar? Ou é só falta de argumentação? A notícia é explicita, mesa e cadeiras, nada mais. Quanto a ser gestão danosa, se eu gerisse assim o que é meu, não tinha nada. O país só não acaba porque vão aos bolsos de quem gere bem o que tem. Isso para mim é gestão danosa, causa danos na minha carteira. Quando pago mais em impostos do que aquilo com que fico para viver e evoluir tenho todo o direito a criticar a gestão de quem me rouba fazendo leis para legitimar o roubo. Quanto à solução do voto, só seria solução se houvesse alternativas e se não houvessem muitas pessoas como você.

      • Leia somente aquilo que está escrito: 1 mesa e 22 cadeiras. Não invente.
        E sim, as despesas do orçamento de Estado são uma soma de parcelas. Essa é somente uma delas. Se pouparem em cada uma delas, no seu todo a poupança é enorme.
        Cadeiras estofadas a pele são caras?! Então, comprem-se forradas a napa ou em madeira simples. Menos confortáveis, evitam que os “ilustres” durmam durante o serviço.
        O que não custa mesmo é fazer compras sem olhar a custos, especialmente se o dinheiro é dos outros, quer dizer, de todos nós. Estou farto de bandalhos…

  4. Esfreguem bem as nalgas nessas cadeiras e quando forem presos os colegas de cela até agradecem terem um tardoz tão bem estimado. Porcos moralistas

  5. Não entendo. A diminuição da despesa está só nas cativações? Porque continuam as crianças oncológicas em contentores num país tão rico que gasta 23000€ numa mesa e 22 cadeiras? O que me dá esperança é que afinal estes senhores não ganharam as últimas eleições. Viveram à custa das poupanças anteriores e apenas aumentaram a dívida pública e os impostos.

  6. Como “eles” acham que ainda têm poucas regalias, justifica-se; por outro lado, quem não É, sempre necessita de investir nas aparências e o Zé… paga!

  7. Estou cada vez mais convencido de que uma das causas para o nosso atraso é: miserabilismo.

    Eu acompanhei uma das obras da parque escolar na requalificação da escola dos meus filhos. Fizeram um excelente trabalho. Foram muito criticados: os professores de ginástica estavam irritados, pois queriam um pavilhão e deram-lhes um pateo coberto. Como o Eng. da PE me explicou: a infeliz legislação de construção em vigor na altura (entretanto revista) implicava que para fechar o espaço seria preciso istalar um aparelho gigante de ar condicionado que a Escola não conseguiria manter. A PE tinha que obedecer à legislação por muito estúpida que fosse. É muito fácil criticar.

  8. Concordo totalmente. Então se as escolas têm torneiras de 500 euros e candeeiros de 2500 euros por que razão uma sala de reuniões deveria ficar barata?

  9. só eu para a minha empresa comprei uma mesa de reuniões e doze cadeira e paguei que achei que era muito 1235.000 + iva,se calhar cadeiras com radio e hidromassagem para eles ainda é pouco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.