/

Justiça investiga Fundo da Liga dos Bombeiros

1

Mário Cruz / Lusa

O presidente da mesa da Assembleia do Sporting, Jaime Marta Soares

O Ministério Público está a investigar a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) por suspeitas de má gestão do Fundo de Proteção Social do Bombeiro (FPSB), avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste sábado.

Segundo escreve o diário, em causa está um fundo estatal, gerido pela Liga, e que serve para apoiar bombeiros voluntários em questões sociais, de saúde e educação.

O JN revela que o fundo terá sido usado indevidamente como garantia bancária de um empréstimo para a construção da nova sede da Liga, o que é ilegal. Fontes próximas da investigação adiantaram que o inquérito arrancou há vários meses, após denúncias de utilização indevida do FPSB, que terá nos cofres pouco mais de dois milhões de euros.

“Um dos membros dos órgãos sociais presididos por Marta Soares terá feito chegar ao Ministério Público documentação diversa sobre o processo de endividamento da LBP para construção da sua nova sede, no Lumiar (Lisboa), em 2016. O Fundo Social foi dado como garantia bancária para esse empréstimo que ultrapassou os 200 mil euros“.

Questionada pelo JN, o Ministério Públio confirmou que a investigação está em curso, não havendo ainda arguidos. “Encontra-se em investigação, não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”, frisou fonte oficial da Procuradoria Geral da República.

Ouvido pelo jornal, o presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares, garantiu que o fundo é gerido de acordo com os regulamentos. “É uma maravilha tal investigação”.

“A informação do Ministério Público é uma aldrabice. Mas já que estão a investigar, é ótimo que percebam que o fundo é gerido cumprindo rigorosamente o seu regulamento”, rematou Jaime Marta Soares.

ZAP //

1 Comment

  1. Gostei da legenda do foto:
    “O presidente da mesa da Assembleia do Sporting, Jaime Marta Soares”!!…
    Será que se esqueceram que o maior ‘incendiário” do país tem vários tachos, havendo o “pormenor” (e por isso aparece na notícia), de ser o presidente da Liga do Bombeiros?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.