/

Europeias: PS, Bloco e CDS a caminho de ganhar um eurodeputado

Miguel A. Lopes / Lusa

PS consolida eleição de nono eurodeputado

Uma nova sondagem da Aximage indica que o PS, Bloco e CDS deverão ganhar um eurodeputado. A CDU tem um eurodeputado ameaçado e o PSD deverá ter uma votação semelhante, mantendo o mesmo número de parlamentares.

A três meses das eleições europeias, uma nova sondagem da Aximage indica que o PS, o Bloco de Esquerda e o CDS deverão ganhar um eurodeputado. Um desses deputados virá a CDU, que se verá reduzida a dois parlamentares. Os restantes dois vêm vêm de formações mais pequenas que não deverão conseguir eleger qualquer deputado.

Segundo o Jornal de Negócios, esta nova sondagem, cujo trabalho de campo se realizou entre 5 e 10 de fevereiro, apresenta percentagens de voto bastante diferentes da realizada no mês de janeiro.

Em relação à sondagem de 24 de janeiro, os partidos mantêm a mesma projeção em termos de eleição de deputados: o PS nove (mais um que os oito atuais), o PSD seis (igual), o Bloco de Esquerda dois (mais um que a composição atual), a CDU dois (menos um) e o CDS dois (mais um).

Por sua vez, as intenções de voto registam grandes variações. O PS, que tem como cabeça-de-lista Pedro Marques, continua à frente, subindo de 32,6% para 34,1%. A maior subida foi, no entanto, do PSD que, em pouco mais de um mês, subiu 5 pontos percentuais, passando dos 19,8% da sondagem divulgada a 24 de janeiro para os 24,8% da sondagem divulgada esta segunda-feira.

A subida significativa para 25% das intenções de voto do PSD não se traduz, porém, em mais mandatos.

A CDU mantém o mesmo número de deputados, mas apresenta uma descida significativa nas intenções de voto, passando dos 11,3% na sondagem de janeiro para 8,3% na sondagem mais recente.

Em sentido contrário está o Bloco de Esquerda, que passa para terceiro partido mais votado, subindo quase 3 pontos percentuais (de 6,3% para 9,2%).À semelhança do PSD, não lhe vale uma subida em número de mandatos face à última sondagem, mas vale mais do que nas eleições de 2014.

Por último, o CDS, que se mantém estável, apesar de cair para partido menos votado. Mantém os dois eurodeputados da projeção de janeiro, mas cai para quinta força mais votada e tem uma descida ligeira de 0,3 pontos percentuais (de 8,4% para 8,1%).

De acordo com este estudo de opinião da Aximage para o CM e Jornal de Negócios, o PAN e os partidos sem assento parlamentar não conseguirão chegar ao Parlamento Europeu.

A própria Aximage alerta para uma leitura com cautela dos resultados, uma vez que o nível de abstenção é muito elevado (61,8%), o que acaba por ter um impacto muito grande na amostra da sondagem (602 entrevistas efetivas).

Numa nota que acompanha os resultados, a Aximage adianta que merece especial prudência a leitura dos números relativos aos partidos menos grandes (Bloco, PCP e CDS) e também as projeções de eurodeputados feitas a partir da distribuição de indecisos.

A sondagem da Aximage divulgada a 24 de janeiro foi realizada entre 4 e 7 de janeiro, tendo por base 608 entrevistas efetivas. Já a sondagem divulgada esta segunda-feira foi realizada entre 5 e 10 fevereiro, tendo por base 602 entrevistas efetivas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.