Pelo menos 23 pessoas morreram no domingo na sequência de um tornado que causou “danos catastróficos” no estado do Alabama, no sudeste dos Estados Unidos, anunciaram as autoridades, em novo balanço.
Várias pessoas foram hospitalizas, algumas com “ferimentos muito graves”, e há ainda vários desaparecidos, disse xerife do Condado de Lee, Jay Jones, citado por agências internacionais. O anterior balanço oficial apontava para 14 mortos.
Em declarações à agência Associated Press, Jay Jones admitiu que o número de mortos pode vir a aumentar, já que várias pessoas foram hospitalizadas e outras foram dadas como desaparecidas, apesar de o número de desaparecidos não ser ainda conhecido.
Durante a noite as autoridades foram obrigadas a suspender as operações de resgate durante a noite devido à “enorme quantidade de detritos” e ao perigo de procurar por sobreviventes sem luz elétrica.
De acordo com o xerife, o tornado percorreu vários quilómetros e causou uma “destruição catastrófica” num raio de 400 metros, ao longo da sua trajetória.
Na tarde de domingo, foram lançados vários alertas de tornado em vários locais dos estados do Alabama, Georgia, Florida e Carolina do Sul. O serviço nacional de meteorologia norte-americano previa a continuação de mau tempo severo durante o resto do dia (madrugada de hoje em Lisboa).
ZAP // Lusa