/

Cientistas revelam o que esconde o Grande Buraco Azul, um dos maiores enigmas do mundo oceânico

A expedição Blue Hole Belize 2018 alcançou o seu objetivo de sondar o fundo do Grande Buraco Azul, um dos maiores buracos azuis do mundo, localizado no mar das Caraíbas, mais especificamente na costa de Belize. A equipa encontrou um “cemitério de moluscos” e várias garrafas plásticas.

O abismo escuro, considerado Património da Humanidade da UNESCO, é uma pequena ilha oceânica de corais — atol —, medindo cerca de 300 metros de largura e 124 metros de profundidade. O misterioso buraco azul atrai a atenção de muitos turistas e mergulhadores, quer pela sua beleza, quer pelo interesse científico das características deste mundo oceânico que permanece, até então, como um mistério.

Na expedição Blue Hole Belize 2018 participaram Richard Branson, fundador da Virgin Group e diretor da iniciativa Ocean Unite, Fabien Cousteau, oceanógrafo francês, Erika Bergman, oceanógrafa e capitã de submarino da Aquatica Foundation, e uma equipe de filmagem.

A equipa desceu até ao fundo do mar para revelar o que guarda o seu interior. Os cientistas conseguiram mapear o fundo da famosa caverna submarina, recorrendo a ondas acústicas. Posteriormente, e com a ajuda de sensores, os investigadores criaram o primeiro mapa tridimensional completo do buraco azul.

Mas as descobertas não ficam por aqui: a equipa descobriu ainda uma estalactite da época em que o nível do mar era 150 metros inferior comparativamente com o atual e o Grande Buraco Azul não estava ainda debaixo das águas, indicou Bergman no seu blogue pessoal.

No fundo do misterioso buraco azul, a equipa de cientistas encontrou também um “cemitério de caracóis“, moluscos que morreram no abismo escuro depois de caírem na caverna e ficarem sem oxigénio.

Os cientistas relatam ainda terem encontrado uma realidade preocupante: a presença de uma grande quantidade de garrafas de plástico no fundo do abismo azul. “Os verdadeiros monstros que o oceano enfrentam são as mudanças climáticas e o plástico“, lamentou Branson na sua página pessoal no Facebook.

A expedição Blue Hole Belize 2018 será ainda mais detalhada num documentário que a INE Entertainment estreará no segundo trimestre deste ano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.