Cientistas revelam o que esconde o Grande Buraco Azul, um dos maiores enigmas do mundo oceânico

A expedição Blue Hole Belize 2018 alcançou o seu objetivo de sondar o fundo do Grande Buraco Azul, um dos maiores buracos azuis do mundo, localizado no mar das Caraíbas, mais especificamente na costa de Belize. A equipa encontrou um “cemitério de moluscos” e várias garrafas plásticas.

O abismo escuro, considerado Património da Humanidade da UNESCO, é uma pequena ilha oceânica de corais — atol —, medindo cerca de 300 metros de largura e 124 metros de profundidade. O misterioso buraco azul atrai a atenção de muitos turistas e mergulhadores, quer pela sua beleza, quer pelo interesse científico das características deste mundo oceânico que permanece, até então, como um mistério.

Na expedição Blue Hole Belize 2018 participaram Richard Branson, fundador da Virgin Group e diretor da iniciativa Ocean Unite, Fabien Cousteau, oceanógrafo francês, Erika Bergman, oceanógrafa e capitã de submarino da Aquatica Foundation, e uma equipe de filmagem.

A equipa desceu até ao fundo do mar para revelar o que guarda o seu interior. Os cientistas conseguiram mapear o fundo da famosa caverna submarina, recorrendo a ondas acústicas. Posteriormente, e com a ajuda de sensores, os investigadores criaram o primeiro mapa tridimensional completo do buraco azul.

Mas as descobertas não ficam por aqui: a equipa descobriu ainda uma estalactite da época em que o nível do mar era 150 metros inferior comparativamente com o atual e o Grande Buraco Azul não estava ainda debaixo das águas, indicou Bergman no seu blogue pessoal.

No fundo do misterioso buraco azul, a equipa de cientistas encontrou também um “cemitério de caracóis“, moluscos que morreram no abismo escuro depois de caírem na caverna e ficarem sem oxigénio.

Os cientistas relatam ainda terem encontrado uma realidade preocupante: a presença de uma grande quantidade de garrafas de plástico no fundo do abismo azul. “Os verdadeiros monstros que o oceano enfrentam são as mudanças climáticas e o plástico“, lamentou Branson na sua página pessoal no Facebook.

A expedição Blue Hole Belize 2018 será ainda mais detalhada num documentário que a INE Entertainment estreará no segundo trimestre deste ano.

PARTILHAR

RESPONDER

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …