Cientistas revelam o que esconde o Grande Buraco Azul, um dos maiores enigmas do mundo oceânico

A expedição Blue Hole Belize 2018 alcançou o seu objetivo de sondar o fundo do Grande Buraco Azul, um dos maiores buracos azuis do mundo, localizado no mar das Caraíbas, mais especificamente na costa de Belize. A equipa encontrou um “cemitério de moluscos” e várias garrafas plásticas.

O abismo escuro, considerado Património da Humanidade da UNESCO, é uma pequena ilha oceânica de corais — atol —, medindo cerca de 300 metros de largura e 124 metros de profundidade. O misterioso buraco azul atrai a atenção de muitos turistas e mergulhadores, quer pela sua beleza, quer pelo interesse científico das características deste mundo oceânico que permanece, até então, como um mistério.

Na expedição Blue Hole Belize 2018 participaram Richard Branson, fundador da Virgin Group e diretor da iniciativa Ocean Unite, Fabien Cousteau, oceanógrafo francês, Erika Bergman, oceanógrafa e capitã de submarino da Aquatica Foundation, e uma equipe de filmagem.

A equipa desceu até ao fundo do mar para revelar o que guarda o seu interior. Os cientistas conseguiram mapear o fundo da famosa caverna submarina, recorrendo a ondas acústicas. Posteriormente, e com a ajuda de sensores, os investigadores criaram o primeiro mapa tridimensional completo do buraco azul.

Mas as descobertas não ficam por aqui: a equipa descobriu ainda uma estalactite da época em que o nível do mar era 150 metros inferior comparativamente com o atual e o Grande Buraco Azul não estava ainda debaixo das águas, indicou Bergman no seu blogue pessoal.

No fundo do misterioso buraco azul, a equipa de cientistas encontrou também um “cemitério de caracóis“, moluscos que morreram no abismo escuro depois de caírem na caverna e ficarem sem oxigénio.

Os cientistas relatam ainda terem encontrado uma realidade preocupante: a presença de uma grande quantidade de garrafas de plástico no fundo do abismo azul. “Os verdadeiros monstros que o oceano enfrentam são as mudanças climáticas e o plástico“, lamentou Branson na sua página pessoal no Facebook.

A expedição Blue Hole Belize 2018 será ainda mais detalhada num documentário que a INE Entertainment estreará no segundo trimestre deste ano.

PARTILHAR

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …