/

O bebé mais pequeno do mundo sobreviveu. Pesava 268 gramas

Keio University Hospital

Este registo é uma marca em recém-nascidos do sexo masculino. Em 2015, um menina alemã nasceu com 252 gramas.

Um bebé prematuro, que pesava apenas 268 gramas quando nasceu, foi o recém-nascido mais pequeno do mundo a sobreviver. Depois de seis meses nos cuidados intensivos num hospital em Tóquio, foi finalmente para casa.

De acordo com a agência Reuters, que cita funcionários do Hospital Universitário de Keio, na capital japonesa, a criança nasceu por cesariana em agosto passado, depois de os médicos terem diagnosticado que o bebé não estava a ganhar peso durante a gravidez, o que punha em risco perigo a sua vida.

O recém-nascido, do sexo masculino, nasceu com 24 semanas, ficando depois nos cuidados intensivos até atingir os 3,2 quilogramas. Segundo escreve a BBC, o menino era tão pequeno quando nasceu que cabia dentro de duas mãos em concha.

Takeshi Arimitsu, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Keio, adiantou conta que o bebé recebeu alta no passado 20 de fevereiro.

Estou grata por o bebé ter crescido tanto porque, honestamente, não tinha a certeza se conseguiria sobreviver”, disse a mãe do menino em declarações à agência noticiosa.

De acordo com os registos da Universidade norte-americana Iowa sobre os bebés mais pequenos nascidos em todo o mundo, o registo anterior datava de 2009, quando um menino alemão nasceu com 274 gramas.

Trata-se, no entanto, de uma uma marca no que diz respeito apenas a bebés do sexo masculino, uma vez que há já registo de meninas ainda mais pequenas que conseguiram sobreviver e crescer com saúde. A mais pequena recém-nascida foi também uma alemã, nascida em 2015, que segundo apontam os registos, nasceu com 252 gramas.

Entre os bebés mais pequenos pequenos, a taxa de sobrevivência é mais baixa nos rapazes. A razão ainda é desconhecida, mas os especialistas acreditam que possa estar relacionado com o desenvolvimento mais lento dos pulmões de bebés do sexo masculino.

O Hospital Universitário Keio revelou que a taxa de sobrevivência de bebés nascidos com menos de um quilo, no Japão é de cerca de 90%. No entanto, para os que nascem com menos de 300 gramas, essa probabilidade desce para 50%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.