/

Marinheiros pré-históricos podem ter sido responsáveis pela construção de Stonehenge

Stonehenge e estruturas semelhantes de rochas grandes dispostas em toda a Europa podem ter uma origem comum, de acordo com a revista Science.

Caçadores no noroeste de França podem ter criado estes megalitos há cerca de sete mil anos e tê-los espalhado por toda a Europa, de acordo com um novo estudo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences.

Pensava-se anteriormente que os megalitos tinham origem no Médio Oriente, mas, hoje em dia, cada vez mais antropólogos concordam que foram inventados independentemente em vários lugares da Europa, de acordo com a revista Science.

Neste novo estudo, Bettina Schulz Paulsson, uma arqueóloga da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, estudou a literatura para encontrar dados de radiocarbono – um método que revela idades de rochas e estruturas – para mais de 2.400 sítios arqueológicos em toda a Europa.

A investigadora observou os megalitos, sepulturas pré-megalíticas, e todas as informações que pudesse encontrar sobre como as rochas foram trabalhadas e os costumes das mãos que os criaram.

Ela descobriu que os primeiros megalitos da Europa tem origem no noroeste de França por volta de 4700 a.C. Esta região também é o único local megalítico conhecido que também contém locais de sepulturas que datam de 5000 a.C., o que pode indicar que tais megalitos tiveram origem nesse local.

Cerca de 400 anos depois desses primeiros megalitos, em 4300 a.C., estruturas semelhantes começaram a surgir nas costas do sul de França, do Mediterrâneo, da Península Ibérica e de outras áreas. O próprio Stonehenge provavelmente foi criado por volta de 2400 a.C.

Como as estruturas geralmente aparecem perto da costa, Paulsson acredita que a ideia de megalitos poderia ter sido disseminada por marinheiros na época. Na verdade, o interesse dos seus arquitetos pelo mar é gravado nas marcas de cachalotes e vida marinha nos primeiros megalitos do noroeste da França.

Enquanto alguns investigadores concordam com as descobertas, outros dizem que é difícil descartar a possibilidade de que pessoas de várias regiões tenham inventado esses megalitos independentemente ou que outra região tenha megalitos anteriores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.