Quando Pitágoras nasceu, o Teorema já tinha sido usado 2000 anos antes

Stonehenge não foi construído num dia, e de certeza que o Teorema de Pitágoras também não. Mas será essa a única semelhança entre o monumento e a fórmula matemática? Investigadores defendem agora que o teorema foi aplicado na construção do monumento, 2000 anos antes do nascimento do filósofo.

Pitágoras de Samos é conhecido pelo seu Teorema, uma fórmula que se aplica aos triângulos retângulos, em que a “hipotenusa ao quadrado é a soma dos quadrados dos catetos”. Mas, aparentemente, Pitágoras goza da fama sem ter sido o seu verdadeiro criador.

O famoso Teorema de Pitágoras pode aplicar-se ao Stonehenge, o monumento pré-histórico constituído por círculos de pedras, que se localiza no Reino Unido. Esta recente teoria é apresentada num recente livro, Megalith: Studies in Stone.

O astrónomo britânico Robin Heath e sete outros investigadores usaram a geometria dos blocos de Stonehenge para sugerir que os seus criadores sabiam os princípios do teorema, que já teria sido usado durante aquele período Neolítico.

O Teorema de Pitágoras é extremamente útil na construção de monumentos, para mapear constelações ou, até, dividir a Terra. Por este motivo, não admira que os investigadores tenham reparados nos sinais do uso do teorema entre as culturas babilónicas, chinesas antigas e indianas védicas.

Chegamos assim à conclusão que o motivo pelo qual chamamos Teorema de Pitágoras a esta arma preciosa da matemática é meramente um acidente histórico do que outra coisa qualquer.

Na verdade, temos tendência a olhar para os nossos ancestrais como homens das cavernas, quando eram verdadeiros astrónomos e cosmólogos, que estudavam ciclos lunares e solares mesmo antes de começarem a planear a construção do monumento.

No livro, os autores afirmam que os monumentos eram construídos por astrónomos que entendiam as fases lunares, solares e os ciclos de eclipses. Desta forma, explicam, foram capazes de construir um calendário de pedra gigantesco, recorrendo a geometria muito complexa.

Em Stonehenge, há um grande triângulo retângulo que merece atenção, dado que a sua forma de construção foi propositada para que fosse possível assinalar algumas datas no calendário da época, como solstícios de verão e inverno e equinócios de outono e primavera.

Além disso, diz o autor Robin Heath ao The Telegraph, os investigadores encontraram 56 estacas ou pedras à volta de Stonehenge que poderiam ter sido usadas para prever eclipses e mostrar as posições do sol, da lua e as fases lunares.

O Woodhenge, a poucos quilómetros do Stonehenge, foi mais um monumento construído com base num triângulo pitagórico (sem que, no entanto, Pitágoras tenha interferido). Estes triângulos foram ainda encontrados noutro locais, como no interior de um tempo druida em Inverness e no monumento Castlerigg em Keswick.

A verdade é que os “construtores” não deixaram grandes registos das suas descobertas matemáticas. Relações numéricas escondidas em estruturas de pedra são um tema aliciante para os historiadores, e, apesar de fornecer sinais claros de conhecimento e desenvolvimento cultural, podem também ser invenções da própria imaginação.

Não sabemos por que é que o nome Pitágoras foi o escolhido para combinar com a palavra “teorema”, nem tampouco se os astrónomos construtores de Stonehenge foram os verdadeiros cérebros por detrás da fórmula matemática.

Ainda assim, descobrir uma fórmula tão útil aplicada a esta estrutura de pedra fornece-nos surpreendentes pistas sobre como as diversas culturas desenvolveram as suas próprias ferramentas matemáticas para serem usadas na construção, nas viagens e até no seu próprio entretenimento.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma coisa é aplicar os princípios, outra coisa é postular uma teoria e demonstra-la! Também a equação E=MC2 (até prova em contrário) se aplica a tudo e logo, se aplica em tudo o que o homem faz… mas isso não significa nem a consciência de tal, nem que Einstein seja uma fraude…
    Não seria sequer possível a existência de internet sem o teorema de Pitágoras… por isso, que tal um pouco mais de gratidão e reconhecimento?!!

RESPONDER

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …