Quando Pitágoras nasceu, o Teorema já tinha sido usado 2000 anos antes

Stonehenge não foi construído num dia, e de certeza que o Teorema de Pitágoras também não. Mas será essa a única semelhança entre o monumento e a fórmula matemática? Investigadores defendem agora que o teorema foi aplicado na construção do monumento, 2000 anos antes do nascimento do filósofo.

Pitágoras de Samos é conhecido pelo seu Teorema, uma fórmula que se aplica aos triângulos retângulos, em que a “hipotenusa ao quadrado é a soma dos quadrados dos catetos”. Mas, aparentemente, Pitágoras goza da fama sem ter sido o seu verdadeiro criador.

O famoso Teorema de Pitágoras pode aplicar-se ao Stonehenge, o monumento pré-histórico constituído por círculos de pedras, que se localiza no Reino Unido. Esta recente teoria é apresentada num recente livro, Megalith: Studies in Stone.

O astrónomo britânico Robin Heath e sete outros investigadores usaram a geometria dos blocos de Stonehenge para sugerir que os seus criadores sabiam os princípios do teorema, que já teria sido usado durante aquele período Neolítico.

O Teorema de Pitágoras é extremamente útil na construção de monumentos, para mapear constelações ou, até, dividir a Terra. Por este motivo, não admira que os investigadores tenham reparados nos sinais do uso do teorema entre as culturas babilónicas, chinesas antigas e indianas védicas.

Chegamos assim à conclusão que o motivo pelo qual chamamos Teorema de Pitágoras a esta arma preciosa da matemática é meramente um acidente histórico do que outra coisa qualquer.

Na verdade, temos tendência a olhar para os nossos ancestrais como homens das cavernas, quando eram verdadeiros astrónomos e cosmólogos, que estudavam ciclos lunares e solares mesmo antes de começarem a planear a construção do monumento.

No livro, os autores afirmam que os monumentos eram construídos por astrónomos que entendiam as fases lunares, solares e os ciclos de eclipses. Desta forma, explicam, foram capazes de construir um calendário de pedra gigantesco, recorrendo a geometria muito complexa.

Em Stonehenge, há um grande triângulo retângulo que merece atenção, dado que a sua forma de construção foi propositada para que fosse possível assinalar algumas datas no calendário da época, como solstícios de verão e inverno e equinócios de outono e primavera.

Além disso, diz o autor Robin Heath ao The Telegraph, os investigadores encontraram 56 estacas ou pedras à volta de Stonehenge que poderiam ter sido usadas para prever eclipses e mostrar as posições do sol, da lua e as fases lunares.

O Woodhenge, a poucos quilómetros do Stonehenge, foi mais um monumento construído com base num triângulo pitagórico (sem que, no entanto, Pitágoras tenha interferido). Estes triângulos foram ainda encontrados noutro locais, como no interior de um tempo druida em Inverness e no monumento Castlerigg em Keswick.

A verdade é que os “construtores” não deixaram grandes registos das suas descobertas matemáticas. Relações numéricas escondidas em estruturas de pedra são um tema aliciante para os historiadores, e, apesar de fornecer sinais claros de conhecimento e desenvolvimento cultural, podem também ser invenções da própria imaginação.

Não sabemos por que é que o nome Pitágoras foi o escolhido para combinar com a palavra “teorema”, nem tampouco se os astrónomos construtores de Stonehenge foram os verdadeiros cérebros por detrás da fórmula matemática.

Ainda assim, descobrir uma fórmula tão útil aplicada a esta estrutura de pedra fornece-nos surpreendentes pistas sobre como as diversas culturas desenvolveram as suas próprias ferramentas matemáticas para serem usadas na construção, nas viagens e até no seu próprio entretenimento.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma coisa é aplicar os princípios, outra coisa é postular uma teoria e demonstra-la! Também a equação E=MC2 (até prova em contrário) se aplica a tudo e logo, se aplica em tudo o que o homem faz… mas isso não significa nem a consciência de tal, nem que Einstein seja uma fraude…
    Não seria sequer possível a existência de internet sem o teorema de Pitágoras… por isso, que tal um pouco mais de gratidão e reconhecimento?!!

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …