Trinta caixotes do lixo e ecopontos foram incendiados durante a madrugada desta quinta-feira em toda a área do Comando Metropolitano de Lisboa, com especial incidência no concelho de Sintra.
De acordo com a PSP, não foi registado na área de atuação do COMETLIS qualquer caso de viaturas incendiadas, mas o mesmo não aconteceu em Setúbal, onde a polícia detetou um autocarro a arder pelas 02h35, na Avenida Bento de Jesus Caraça.
Fonte da PSP disse ainda que foram detidas três pessoas, mas a polícia ainda está a investigar se estão ou não relacionadas com o incidente do autocarro.
As últimas noites têm sido marcadas por diversos atos de vandalismo na Área Metropolitana de Lisboa e em Setúbal.
Na terça-feira, a esquadra da PSP no bairro da Bela Vista foi atingida por cocktails molotov e, na Póvoa de Santo Adrião e Odivelas, foram incendiados caixotes do lixo e viaturas.
Na quarta-feira, os atos repetiram-se. Desta feita, a PSP contabilizou mais de 20 ocorrências relacionadas com caixotes do lixo incendiados na Bela Vista, Massamá e Queluz. Em Loures, houve uma tentativa de incendiar um automóvel, que foi impedida pelas autoridades. Não há registo de feridos.
Estes atos começaram depois de uma manifestação, na segunda-feira, em Lisboa, contra a violência policial, após uma intervenção da PSP no bairro da Jamaica, no Seixal, no domingo, que resultou em incidentes entre os moradores e a polícia que provocaram cinco feridos civis e um agente.
Num comunicado anterior, a PSP esclareceu que “nada indicia, até ao momento, que estejam associados à manifestação” de protesto que decorreu na segunda-feira, em frente ao Ministério da Administração Interna. Após a manifestação de segunda-feira em Lisboa, quatro pessoas foram detidas na sequência do apedrejamento de elementos da PSP por participantes no protesto.
Entretanto, a PSP reforçou nos últimos dias o policiamento na Bela Vista, em Setúbal, e em algumas zonas dos concelhos de Loures, Odivelas e Sintra.
ZAP // Lusa