Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
“Não podemos aceitar o mau gosto e o papel anti-pedagógico deste anúncio em particular”, salienta um porta-voz da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) em declarações ao Jornal de Notícias (JN).
“O civismo impõe que todos contribuamos para uma partilha da estrada entre todos os utilizadores, com respeito mútuo”, acrescenta a mesma fonte.
A FPC espera que o anúncio seja retirado de circulação e exige um pedido de desculpas do Continente, considerando que a publicidade passa uma ideia errada. A entidade lembra que, no ano passado, também uma marca de combustíveis recorreu a um anúncio que passava a ideia de que os “ciclistas atrapalhavam o trânsito“.
O presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), José Manuel Caetano, também lamenta o anúncio, revelando-se “espantado” e considerando que “é um perfeito disparate”. “Seguindo o mesmo raciocínio, podiam fazer algo com uma criança a ser atropelada numa passadeira”, atira também em declarações ao JN.
O Continente já reagiu lamentando que “a escolha de imagens no vídeo em questão possa ter ferido a sensibilidade dos espectadores e /ou provocado desconforto, não sendo esse o seu objectivo”. Mas face às críticas, a marca anuncia que a divulgação do anúncio “foi cancelada”.
Eu também já não posso com os coitadinhos dos ciclistas a circularem nos passeios ou em contramão. Não sabem o código da estrada, não tem seguro, e já assisti a um bater contra porta de um carro e fugir.
Uma coisa é verdade, desde que a nova lei veio dar mais liberdade aos ciclistas é vê-los por vezes nas estradas fazendo um pouco de tudo gozando até com os automobilistas e mantendo formas de circular evitáveis para a sua própria segurança.
Como ciclista diário casa trabalho e de fim semana por lazer, tenho seguro (não obrigatório) e cumpro com as regras de transito. Como condutor encartado há 26 anos (sem qualquer acidente) também cumpro. Sei que, quer ciclistas quer condutores têm maus exemplos. Mas tento não julgar a parte pelo todo.
És um grande burro. A lei deu mais segurança aos ciclistas, não lhes deu mais liberdades. Ser livre já é um dado adquirido entre utilizadores de bicicleta. Meta-se no seu popó e sufoque lá dentro.
Vai dar coices para outra praça!
…e é com esta m***a de anuncio que a tal federação de ciclistas ficou muito melindrada ??? Começo a estar farto de tanto mariquinhas muito sensíveis… Não ha pachorra !!! O anuncio nada tem a ver com ciclistas nem automóveis, é apenas uma brincadeira com o “para tudo”… Eu espero que a federação portuguesa de mariquinhas não tenha ficado ofendida… Lol…lol… Vão todos dar banho ao cão…
Perfeitamente de acordo. Já enoja tanta vitimização do coitadinho do ciclista.
Completamente. Ainda hoje foram 2 mortos e 5 graves. E dentro de caixas com air-bags e ABS e bem protegidos. Vítimas? Nada disso. Muitos são assassinados. Estes hoje foi na A1. Enoja é ver gente que acha que zelar pela segurança de pessoas que se encontram em situações mais vulneráveis não deve ser feito. Rennie…gente que mata, conspurca o ambiente, ocupa o espaço público, impedem que crianças usem livremente pracetas e largos e os ciclistas é que são os maus da fita. O delírio é afirmarem o gostoso e habitual desabafo: ” eu também sou ciclista”. Sou bem comportadinho e cumpro as regas de trânsito todas. Principalmente a velocidade e o estacionar fora dos passeios. Deviam deviam ser ciclistas e não debitavam tanta porcaria pela boca suja.
Henrique Morais, disse tudo. Eu sou automobilista e ocasionalmente ciclista (btt) e se há coisa que me faz confusão é o comportamento dos ciclistas na generalidade com a lei que permite andar “à vontadex” e em que as leis são totalmente desrespeitadas. E depois ainda as federações ficam indignadas com estas m***ices em vez de lutarem para que os ciclistas amadores adoptem comportamentos civilizados quando andam nas estradas, rentes a pedaços de metal com várias toneladas…
André: você tem toda a razão, noutros tempos fui ciclista por necessidade, hoje teria bastante receio em sê-lo devido há densidade de trânsito, mas com a nova lei é ver certos meninos em forma de desafio a meterem-se ao lado dos colegas quando um automobilista está praticamente em cima deles, já vi outros na mesma situação impedindo a ultrapassagem propositadamente fazendo corrida como procurar ver quem é o melhor, o automobilista ou o ciclista, não tenho dúvidas que isto irá provocar mais mortes desnecessárias, porque o civismo e responsabilidade infelizmente são escassos.
Quando circulam nos passeios não respeitam os peões.