/

Mortalidade infantil aumentou 26% em 2018

Entre janeiro e dezembro de 2018 foram registados 289 óbitos de crianças até um ano, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. Comparativamente ao ano anterior, registou-se um aumento de 26% na mortalidade infantil. 

Em 2017, registaram-se 229 óbitos, menos 60 do que os que foram contabilizados no ano passado, avança o Correio da Manhã esta segunda-feira, dando conta de um “aumento significativo” na ordem dos 26%.

“Os dados de 2018 ainda não estão devidamente tratados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e também ainda é prematuro avançar com uma justificação e com as causas de morte, o que só será possível depois de feita a sua avaliação, mas mesmo assim são números preocupantes”, disse fonte da DGS ao matutino.

O diário lembra que os dados de 2017 colocavam Portugal numa melhor posição no que toca à mortalidade infantil. Nesse mesmo ano, morreram menos 53 crianças que em 2016. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 229 óbitos era “o valor mais baixo observado em Portugal desde que há registos”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.