/

Hernâni marca no final do prolongamento e apura FC Porto para as ‘meias’ da Taça

Jose Coelho / EPA

O FC Porto, da I Liga, apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, após derrotar no prolongamento o Leixões, da II Liga, por 2-1, com Hernâni a fazer o golo do triunfo.

O campeão nacional fez sete mexidas relativamente ao ‘onze’ que alinhou frente ao Sporting, com Fabiano na baliza, Mbemba no lugar do lesionado Maxi Pereira, Pepe a estrear-se entre os defesas centrais na vez de Éder MIlitão, Oliver no lugar do lesionado Danilo e Adrian, André Pereira e Fernando Andrade a render Brahimi, Marega e Soares.

Por seu lado, o Leixões manteve a aposta de Luís Ribeiro na baliza para os jogos da Taça de Portugal, num ‘onze’ em que surgiram como novidades Luís Silva e Ceitir a render Amine e Zé Paulo, enquanto na linha avançada Jorge Casquilha trocou Evandro Brandão por Erivaldo.

A equipa visitante adiantou-se no marcador aos 11 minutos, num passe de Oliver para Herrera, que, na grande área, se desembaraçou da marcação e atirou rasteiro e cruzado para o fundo das redes.

O Leixões tentou responder, mas, com o meio-campo portista a ditar leis, foi a baliza dos locais que esteve mais duas vezes em apuros até ao intervalo, em duas finalizações de Fernando Andrade (17 e 36), com a primeira a sair à malha lateral e a segunda sobre a barra.

Os minutos finais da primeira parte mostraram um Leixões a tentar aproximar-se da baliza contrária, mas, mesmo com a irreverência de Lawrence a criar algum alarmismo entre os portistas, a verdade é que Fabiano não teve trabalho.

Em dia de inauguração do quadro eletrónico do Estádio do Mar, a formação da II Liga entrou na segunda parte com pressa de chegar ao empate e com Erivaldo muito ativo na ala direita surgiram mais algumas ameaças, mas sem perigo.

Aos 70, Corona desperdiçou a oportunidade de ‘matar’ o jogo e o prémio para a audácia de Jorge Casquilha chegou através do brasileiro Zé Paulo (78), jogador saído do banco, que anotou o golo do empate através de um remate forte de fora da área, que fez a bola entrar junto ao poste direito.

Até final, Soares (82) ficou perto de marcar, num desvio de cabeça em queda que falhou o alvo, respondendo Bura (89), de livre direto, a fazer a bola passar sobre a barra, acabando a partida por seguir para prolongamento.

O minuto 102 foi de protesto para os ‘dragões’ depois de Soares ter marcado na recarga a um primeiro remate de Marega, que o guarda-redes desviou, mas depois invalidado por fora de jogo.

Herrera e Hernâni tiveram o golo nos pés, mas o extremo só aos 118 minutos festejaria, quando acorreu à assistência de Adrián, após cruzamento de Éder Militão para sentenciar a partida.

Nas meias-finais o FC Porto vai medir forças com o Sporting de Braga, que hoje ganhou ao Desportivo das Aves por 2-1.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.