/

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

(dr) Cinemagraph

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão divididos sobre o que causa a condição, com alguns que até argumentam que não existe. Mas uma investigação descobriu que a cor dos olhos pode ser um factor que determina se se desenvolve – ou não – o TAS.

O estudo concluiu que cerca de 8% de pessoas do Reino Unido relataram mudanças com as estações do ano que podem ser classificadas como TAS. Outros 21% relataram sintomas de TAS sindrómico, que é uma forma menos grave, chamada de winter blues.

Embora muitas pessoas possam suspeitar que têm TAS, a condição geralmente é diagnosticada usando o questionário de avaliação de padrões sazonais. O inquérito pede às pessoas que respondam a uma série de perguntas sobre comportamento sazonal, humor e mudanças de hábitos. Quanto maior a pontuação das pessoas no questionário, mais sério é o TAS.

No entanto, estas ferramentas de diagnóstico podem variar entre organizações, o que às vezes, pode levar a diagnósticos inconsistentes.

Mas o que realmente causa o TAS ainda é debatido. Algumas teorias, como a hipótese da latitude, sugerem que a TAS é desencadeada pela menor exposição à luz solar durante o inverno. Isto sugere que o TAS deve ser mais comum em países que estão mais longe do Equador – como a Islândia.

No entanto, vários estudos falharam em apoiar estas hipótese. Outra teoria sugere que o TAS acontece quando o nosso ritmo circadiano é interrompido à medida que os dias se tornam mais curtos.

Outras teorias propõem que este fenómeno acontece devido a um desequilíbrio na serotonina e melatonina no corpo. A serotonina faz-nos sentir energéticos, enquanto a libertação de melatonina nos faz sentir sonolentos. Como a melatonina é produzida a partir da serotonina, as pessoas com TAS podem produzir muita melatonina durante os meses de inverno, deixando-as com letargia ou em baixo.

Todos estes estudos são inconsistentes e, em alguns casos, contraditórios. Mas ,como o TAS se deve – provavelmente – a uma combinação de muitos fatores biológicos e fisiológicos que trabalham juntos, estas diferentes explicações podem estar interligadas.

A cor dos olhos

Os investigadores descobriram evidências de que a cor dos olhos de uma pessoa pode ter um efeito direto sobre o quão suscetíveis são ao TAS.

O estudo usou uma amostra de 175 estudantes de duas universidades (uma no sul de Gales e outra no Chipre). O que se concluiu foi que as pessoas com olhos claros ou azuis tiveram uma pontuação significativamente menor no questionário de avaliação de padrões sazonais do que aquelas com olhos escuros ou castanhos.

Estes resultados são consistentes com estudos anteriores que descobriram que pessoas de olhos castanhos ou de olhos escuros estavam mais deprimidas do que aquelas com olhos azuis.

A razão pela qual a cor dos olhos pode tornar algumas pessoas mais suscetíveis à depressão ou mudanças de humor pode ser devido à quantidade de luz que os olhos de um indivíduo podem processar. A retina é a parte do globo ocular que contém células sensíveis à luz. Quando a luz entra no olho, estas células desencadeiam impulsos nervosos que formam uma imagem visual no cérebro.

Em 1995, os cientistas descobriram que algumas células da retina, em vez de formar uma imagem, simplesmente enviam informações sobre os níveis de brilho da parte posterior do olho para o hipotálamo do cérebro. O hipotálamo é uma parte importante do cérebro que secreta hormonas que regulam os ciclos de temperatura, fome e sono.

À medida que a quantidade de luz azul e verde que atinge o hipotálamo aumenta, a quantidade de melatonina diminui. Olhos com menor pigmento – olhos azuis ou cinzentos – são mais sensíveis à luz. Isso significa que não precisam absorver tanta luz como olhos castanhos ou escuros antes que esta informação atinja as células da retina.

Como tal, pessoas com olhos mais claros libertam menos melatonina durante o outono e inverno. Esse mecanismo pode fornecer às pessoas de olhos claros alguma resiliência ao transtorno afetivo sazonal – ainda que uma pequena percentagem ainda possa sofrer deste transtorno.

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.