O estudo de dois investigadores genéticos faz uma ligação directa entre a cor dos olhos e a dependência de álcool. De acordo com estes cientistas, as pessoas com olhos azuis têm mais propensão para se tornarem alcoólicas.
Os resultados do estudo levado a cabo na Universidade de Vermont, nos EUA, foram publicados no American Journal of Medical Genetics.
De acordo com o trabalho liderado por Arvis Sulovari, um doutorado em Ciência Biológica, Molecular e Celular, e por Dawei Li, professor assistente de Microbiologia e Genética Molecular, as pessoas com olhos claros, incluindo verdes, cinzentos e castanhos claros, têm uma incidência maior de alcoolismo do que aquelas que têm olhos castanhos escuros. Uma tendência que é particularmente evidente em pessoas com olhos azuis.
O estudo partiu de uma base de dados de mais de 10 mil indivíduos norte-americanos, a maioria dos quais com origens africanas e europeias, que foram diagnosticados com doenças psiquiátricas, incluindo depressão, esquizofrenia, desordem bipolar, e que sofriam de dependência de álcool ou drogas.
Os dois investigadores filtraram os elementos que sofriam de alcoolismo e que tinham ascendentes europeus, chegando a um total de 1.263 pessoas – e foi então que detectaram a ligação à cor dos olhos.
Os componentes genéticos que determinam a cor dos olhos e aqueles que estão relacionados com a dependência do álcool estão alinhados no mesmo cromossoma, concluíram os investigadores.
Apesar disso, Dawei Li reforça que é preciso proceder a mais investigações para perceber melhor esta associação entre a cor dos olhos e a dependência de álcool.
ZAP