Quem tem olhos azuis corre mais riscos de ser alcoólico

O estudo de dois investigadores genéticos faz uma ligação directa entre a cor dos olhos e a dependência de álcool. De acordo com estes cientistas, as pessoas com olhos azuis têm mais propensão para se tornarem alcoólicas.

Os resultados do estudo levado a cabo na Universidade de Vermont, nos EUA, foram publicados no American Journal of Medical Genetics.

De acordo com o trabalho liderado por Arvis Sulovari, um doutorado em Ciência Biológica, Molecular e Celular, e por Dawei Li, professor assistente de Microbiologia e Genética Molecular, as pessoas com olhos claros, incluindo verdes, cinzentos e castanhos claros, têm uma incidência maior de alcoolismo do que aquelas que têm olhos castanhos escuros. Uma tendência que é particularmente evidente em pessoas com olhos azuis.

O estudo partiu de uma base de dados de mais de 10 mil indivíduos norte-americanos, a maioria dos quais com origens africanas e europeias, que foram diagnosticados com doenças psiquiátricas, incluindo depressão, esquizofrenia, desordem bipolar, e que sofriam de dependência de álcool ou drogas.

Os dois investigadores filtraram os elementos que sofriam de alcoolismo e que tinham ascendentes europeus, chegando a um total de 1.263 pessoas – e foi então que detectaram a ligação à cor dos olhos.

Os componentes genéticos que determinam a cor dos olhos e aqueles que estão relacionados com a dependência do álcool estão alinhados no mesmo cromossoma, concluíram os investigadores.

Apesar disso, Dawei Li reforça que é preciso proceder a mais investigações para perceber melhor esta associação entre a cor dos olhos e a dependência de álcool.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …