/

Gastos com festas de Natal e de passagem de ano alcançaram os 15,1 milhões de euros

1

Os organismos públicos gastaram em 2018 pelo menos 15,1 milhões de euros na aquisição de bens e serviços para as festas de Natal e da passagem de ano.

Este montante advém dos 447 contratos publicados no portal Base até segunda-feira de manhã, dia 31 de dezembro, e pode pecar por defeito, avança o Jornal de Negócios.

Por comparação com 2017, ano em que foram registados 542 contratos relativos aos dois eventos, os organismos públicos gastaram mais 1 milhão de euros (7%). Desde 2013, ou seja, durante os anos da troika, o valor gasto tem vindo a aumentar sucessivamente.

Apesar do acréscimo dos gastos, as entidades que já divulgaram contratos este ano (97) ficaram abaixo das 187 que o fizeram em 2017, das 178 que o fizeram em 2016 e das 128 em 2015.

De acordo com a análise do matutino, em 2018 registaram-se 25 organismos públicos com gastos acima dos 100 mil euros.

Dessa lista destacam-se, à semelhança de anos anteriores, o governo da Madeira, 20 autarquias e empresas municipais como a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa; a CMPL – Porto Lazer – Empresa de Desporto e Lazer do Município do Porto; a Óbidos Criativa; e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No fim de novembro, já se havia noticiado que, um pouco por todo o país, as autarquias deveriam gastar mais em 2018 com as iluminações de Natal. Os maiores investimentos por parte das autarquias resultaram num valor superior a cinco milhões de euros, que representa cerca de mais dois milhões face aos 3,6 milhões investidos no ano anterior.

A Madeira, segundo as estimativas, era a que mais investimento iria fazer: cerca de 1,8 milhões de euros que, para além da iluminação do Funchal, incluem também o fogo de artifício para a Passagem de Ano, e as iluminações do Carnaval de 2019.

Seguia-se depois Lisboa, que, para além da colocação de mais de dois milhões de lâmpadas led para a iluminações de Natal, canalizou 670 mil euros para um conjunto de atividades culturais e lúdicas. O orçamento integrava as festividades da Passagem de Ano no Terreiro do Paço.

Vila Nova de Gaia ocupava o terceiro posto com um investimento de 335 mil euros – as celebrações de Natal contaram com um jardim encantado e um castelo de luz.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.