/

Detetada fonte desconhecida de alta energia perto de supernova

Uma equipa internacional de astrónomos detetou uma nova fonte de radiação gama de alta energia localizada perto dos restos da supernova G24.7+0.6.

A fonte, denominada MAGIC J1835-069, localiza-se à distância de 16,3 mil anos-luz da Terra. Os destroços de supernova são os restos de estrelas massivas que, no fim da sua vida, morrem em explosões gigantes. A supernova ligada à fonte explodiu há 9,5 mil anos.

Os seus destroços são do tipo misto e têm o revestimento externo a ampliar-se rapidamente, bem como um pulsar no centro que cria um vento estelar fortíssimo. Os objetos aceleram as partículas até energias muito altas na ordem de várias centenas de teraelétrão-volts, como é detalhado no artigo publicado a 12 de dezembro no arVix.

Os investigadores examinaram a G24.7+0.6 com ajuda do sistema MAGIC, que tem dois telescópios no observatório na ilha La Palma, bem como do telescópio espacial de raios gama Fermi.

Os cientistas conseguiram identificar a fonte de radiação de alta energia (de 150 a 5 teraelétrão-volts) que está a uma distância angular de 0,34 graus do centro da nebulosidade e atinge as dimensões de cerca de 98 anos-luz.

A fonte recém descoberta encontra-se entre duas fontes conhecidas: FGES J1836.5-0652 e o FGES J1834.1-0706.

Embora a natureza da fonte ainda não tenha sido esclarecida devido à complexidade da região vizinha da supernova G24.7+0.6. Contudo, os astrónomos supõem que o fenómeno possa ser explicado pela aceleração dos raios cósmicos dentro dos destroços através da colisão de protões no meio interestelar, rico em monóxido de carbono.

ZAP // Phys

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.