/

Cientistas financiados por Bill Gates querem “bloquear” o Sol

1

Um grupo de cientistas de Harvard planeia contornar as alterações climáticas bloqueando o sol e manipulando o clima da Terra através da geoengenharia.

O conceito de luz solar manipulada existe há décadas, mas esta será a primeira tentativa real de controlar a temperatura da Terra através da engenharia solar.

O projeto vai custar quase três milhões de euros e o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, vai financiar parte da experiência.

A investigação vai testar um balão dirigível lançado no sudoeste dos Estados Unidos, a 20 quilómetros da estratosfera. Quando o balão estiver no lugar correto, libertará partículas de carbonato de cálcio. O lançamento está previsto para a primavera de 2019.

A base desta experiência é o estudo dos efeitos de grandes erupções vulcânicas na temperatura do planeta. Em 1991, o Monte Pinatubo, nas Filipinas, entrou em erupção, libertando 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre na estratosfera. O dióxido de enxofre criou um cobertor ao redor da estratosfera da Terra, esfriando todo o planeta em 0,5°C durante cerca de ano e meio.

À medida que cientistas, agências governamentais mundiais e grupos ambientais se preocupam cada vez mais com a redução das emissões de gases para evitar o efeito estufa e reduzir as mudanças climáticas, a geoengenharia é uma solução cada vez mais aceite, de acordo com a Forbes.

A limitação da luz solar na superfície permitiria reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Porém, este bloqueio tem vindo a ser controverso na comunidade científica por se desconhecer os efeitos de um bloqueio solar na Terra.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.