/

Quem ganha até 653 euros não vai pagar IRS em 2019

Os contribuintes que ganharem até 653,64 euros brutos por mês no próximo ano não vão pagar IRS, por estarem abrangidos pela regra do mínimo de existência.

Como o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) será mais alto em 2019, passando de 428,9 euros para 435,76 euros, o limite dos rendimentos até ao qual há isenção do imposto sobe automaticamente.

Assim, avança o Público, todas as pessoas com um rendimento anual líquido até 9150,96 euros estarão isentas, o que compara com o atual limite de 9006,9 euros.

Os cidadãos mais pobres entre os mais pobres não são alvo de retenção na fonte, ou seja, não lhes é descontado IRS no salário que lhes chega à conta todos os meses. Mas o que estão mais próximos dos 653 euros de salário bruto por mês poderão fazer retenção mensal, sentido o efeito prático da isenção apenas quando o fisco fizer o acerto de contas, em 2020.

O jornal adianta que saber se uma pessoa vai, ou não, descontar imposto todos os meses só se saberá quando o Ministério das Finanças publicar as novas tabelas de retenção do IRS, no início do próximo ano.

Nessa altura, o Governo irá definir a taxa de um determinado intervalo de rendimentos (se 0%, 0,4%, 3%, 2,5%, por exemplo). A resposta do ministério dependerá então desse desenho – e pode variar consoante a situação familiar (se a pessoa é casada ou solteira, se a pessoa tem um ou mais filhos, se num casal os dois estão a receber salário ou se só um dos elementos do casal aufere rendimentos, por exemplo).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.