/

Já há acordo sobre Gibraltar e Espanha vai votar a favor do Brexit

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou este sábado que a Espanha alcançou um acordo sobre Gibraltar e votará a favor do Brexit.

“Acabo de anunciar ao rei de Espanha que a Espanha chegou a um acordo sobre Gibraltar”, disse Sánchez, numa declaração em direto na televisão.

“A Espanha retirou o veto e votará a favor do Brexit“, acrescentou, explicando que a União Europeia e o Reino Unido aceitaram as exigências que Madrid tinha feito.

Esta semana, o estatuto de Gibraltar surgiu como mais uma pedra na engrenagem do Brexit, com Espanha a ameaçar chumbar o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, caso não houvesse alterações relativamente ao território.

Gibraltar é disputado por Espanha e pelo Reino Unido, e o país vizinho pretendia que houvesse alterações no acordo alcançado entre Theresa May, primeira-ministra britânica, e a União Europeia.

O Governo espanhol pretende que a questão de Gibraltar fique fora das negociações do Brexit, mantendo-se o problema na tutela das diplomacias de Reino Unido e de Espanha.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro espanhol afirmou que Espanha e Reino Unido ainda continuavam “distantes” no tocante a Gibraltar, no âmbito das conversações do Brexit.

Numa mensagem, em espanhol e inglês, que colocou na sua conta de Twitter, à sua chegada a Cuba, para uma visita de Estado, Sánchez escreve que o Governo “defenderá os interesses de Espanha” e reafirmou: “Se não há mudanças, vamos vetar o Brexit“.

O impasse terá sido entretanto resolvido entre os dois países, com o anúncio do espanhol de que o país irá votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Os termos do Brexit devem ser votados já este domingo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.