/

Drones foram chamados para salvar a Grande Muralha da China

A lendária Grande Muralha da China, a mais comprida construção já feita pelo Homem, está a “desmoronar-se em ruínas”. Numa corrida contra a degradação natural, as autoridades chinesas recorreram a drones para tentar travar a destruição deste ponto icónico.

Cerca de 21 mil quilómetros de extensão e mais de 2 mil anos de História estão agora em risco face à invasão da vegetação e das plantas que envolvem a construção. A muralha foi erguida para proteger a China dos exércitos invasores a norte mas, neste momento, é o próprio monumento que está sob ataque da natureza.

Tal como nota a BBC, plantas invasores, como eras de daninha, estão a danificar a muralha em vários pontos. Em igual sentido, nota a National Geographic, 30% da muralha “está a desmoronar-se em ruínas”, à medida que as autoridades tentam recuperá-la.

Para facilitar esta tarefa, as autoridades chinesas recorreram a uma nova ferramenta tecnológica – os drones. A China está a utilizar os drones para mapear e medir as áreas mais ameaçadas pela vegetação, oferecendo dados precisos que já estão a ser utilizados no processo de recuperação da muralha.

Partindo dos dados recolhidos pelos drones, os trabalhadores poderão construir estruturas de apoio para as secções mais vulneráveis, revelou ainda a BBC.

No passado mês de maio, o jornal South China Morning Post informou que os drones Falcon 8+ da Intel estavam já a ser utilizados para capturar “imagens tridimensionais de alta definição” da secção Jiankou da muralha – parte do monumento construído durante a dinastia Ming (1368-1644), localizado a cerca de 50 quilómetros de Pequim.

Zhao Peng, arquiteto da Grande Muralha, disse em declarações à BBC que a tarefa vai muito mais além de apenas reforçar as estruturas antigas com novas pedras. “Algumas secções da Grande Muralha são muito perigosas”, disse Peng. “Com os drones podemos medir comprimentos e ondulações”.

“É uma estrutura tão complexa“, acrescentou, dizendo ainda que é necessário ter em conta vários outros aspectos como os buracos das flechas, o próprio design do piso e até mesmo os níveis de calcário.

A Grande Muralha da China foi-se degradando ao longo dos anos devido ao clima, guerras e até a ladrões de pedra. As autoridades esperam que estes esforços sejam suficientes para preservar o monumento para as futuras gerações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.