/

Arsenal vs Sporting | Leão agarra um ponto em Londres

Neil Hall / EPA

O Sporting colocou-se numa excelente posição para garantir o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, ao conseguir um nulo na deslocação ao terreno do Arsenal.

Frente a uma equipa com muitas das suas segundas linhas, os “leões” mostraram-se mais preocupados em não sofrer golos do que em importunar Petr Cech, que não teve de fazer nenhuma defesa, e raramente passaram por calafrios, permitindo apenas dois remates enquadrados aos comandados de Unai Emery.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos do desafio bastante mornos, com apenas dois remates – um bloqueado -, do Sporting, e um desenquadrado, do Arsenal. Superioridade expectável da formação londrina, que dominou a posse de bola (67%-33%) e revelou melhor eficácia na distribuição (91%-75%) durante este período inicial.
  • Pressão intensa do Arsenal, que nos primeiros 20 minutos da partida fez dez cruzamentos, um dos quais eficaz. O Sporting, por sua vez, ainda não tinha efectuado nenhum, sendo o guarda-redes Renan Ribeiro o jogador dos “leões” com mais passes durante este período (12).
  • Primeiros 35 minutos inglórios para Montero, o jogador sportinguista com menos toques na bola (seis) e menos passes (apenas dois, ambos ineficazes). Mas ao mesmo tempo, o colombiano liderava a sua equipa em duelos aéreos ganhos (dois em outros tantos disputados).
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, nenhum jogador do Sporting somava sequer dez passes no meio-campo adversário. Do lado contrário, eram já sete os jogadores do Arsenal com pelo menos uma dezena de entregas no meio-campo dos “leões”, com Ramsey (26) e Iwobi (23) em destaque.
  • Primeira parte de sentido único, com o Arsenal a dominar em todas as vertentes, ainda que só tenha por uma vez conseguido rematar à baliza defendida por Renan Ribeiro.
  • Volvidos 45 minutos, os “leões” somavam apenas duas acções com bola na área contrária e só três dos seus jogadores apresentavam uma posição média para lá da linha de meio-campo (Montero, Nani e Diaby).
  • Mkhitaryan liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 5.8, somando quatro acções defensivas, duas faltas sofridas, uma delas em zona de perigo, 90% de eficácia de passe e uma situação de remate criada.
  • Um pouco abaixo do arménio surgia Coates 5.7, já com sete acções defensivas, uma delas um corte decisivo.
  • A segunda parte não trouxe nada de novo. O Arsenal continuava a mandar no jogo (73% de posse, 83% de eficácia no passe e três remates nos 15 minutos após o intervalo), enquanto o Sporting tentava a todo o custo segurar o resultado.
  • Acuña era o único jogador sportinguista a dar alguma cor a uma exibição colectiva muito cinzenta. O internacional argentino chegou aos 65 minutos da partida a liderar a sua equipa em passes no meio-campo adversário (12), acções com bola (47), duelos disputados (11) e dribles (2).
  • Aos 75 minutos, só três jogadores tinham mais do que um passe para finalização: eram eles Iwobi, Mkhitaryan e o jovem “leão” Miguel Luís, o único jogador da sua equipa com um cruzamento eficaz.
  • A tarefa do Sporting ficou um pouco mais complicada aos 87 minutos, quando Mathieu viu o cartão vermelho após travar Aubameyang à entrada da área. O francês saiu do campo a liderar a sua equipa em alívios (10) e em eficácia de passe (85%), mas com apenas um duelo ganho em quatro.
  • À entrada para os descontos, Renan continuava ser o jogador sportinguista com mais passes (40), praticamente um terço das entregas de Ramsey (110), que liderava ainda em acções com bola (123). Os “leões” acabariam o desafio sem qualquer remate à baliza de Petr Cech e com apenas quatro acções com bola na área contrária.

O Homem do Jogo

Mkhitaryan foi um dos “gunners” mais inconformados com o resultado, ele que tentou sempre empurrar a sua equipa para junto da área sportinguista.

O internacional arménio criou a única situação flagrante do desafio, num dos dois passes para finalização que realizou, e contabilizou 75 acções com bola e 44 passes certos.

Para além disso, contribuiu nas tarefas defensivas, com três intercepções, dois alívios e quatro recuperações de posse, e sofreu duas faltas, uma em zona de perigo, terminando o desafio com nota 6.7 nos  GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Ramsey 6.1 – Foi o jogador com mais passes (115), acções com bola (128) e passes longos certos (10). Contribuiu ainda com dez recuperações de bola, um drible eficaz e dois duelos aéreos defensivos ganhos.
  • Bruno Gaspar 5.9 – O melhor jogador sportinguista da noite. Contabilizou 11 acções defensivas, dois duelos aéreos defensivos ganhos e dois passes longos certos.
  • Aubameyang 4.8 – Entrou para o lugar do lesionado Welbeck mas não foi feliz. Fez quatro remates, nenhum deles à baliza, e desperdiçou uma ocasião flagrante. Falhou ainda cinco passes curtos.
  • Miguel Luís 4.7 – Deu nas vistas com dois passes para finalização, um em cada parte. Cometeu duas faltas, bloqueou um remate e controlou mal a bola em três ocasiões.
  • Montero 4.4 – Não fez nenhum remate e acertou apenas dois passes em nove. Disputou seis duelos aéreos ofensivos, vencendo nove, e controlou mal a bola em seis ocasiões.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.