Fizeram-se passar por Elon Musk e roubaram 130 mil euros no Twitter

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Piratas informáticas conseguiram assumir o controlo de vários perfis populares e certificados do Twitter, para se fazerem passar por Elon Musk e lucrar com depósitos em bitcoins. Roubaram 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas informáticas que ainda não foram identificados, assumiram o controlo dos perfis de empresas com alguma popularidade, logo com bastantes seguidores, e cujas contas estavam autenticadas com o selo azul do Twitter, que é entregue a utilizadores com identidades verificadas.

Assim, sob uma aparente credibilidade dada pelo próprio Twitter, transformaram as contas pirateadas em supostos perfis do fundador da Tesla, Elon Musk.

Através da capa do famoso visionário, conseguiram convencer centenas de pessoas a fazerem depósitos em bitcoins, amealhando mais de 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas recorreram a tweets promovidos, ou seja, publicações pagas que são habitualmente usadas para chegar a audiências maiores, e replicaram mensagens verdadeiras de Elon Musk, para dar maior credibilidade à burla.

O fundador da Tesla estaria a dar 10 mil bitcoins a quem depositasse entre 0,1 (565 euros) a 2 bitcoins (11.300 euros) numa determinada conta. E houve muita gente enganada.

As contas da editora norte-americana Pantheon Books, da loja de roupa britânica Malatan e da distribuidora de filmes britânica Pathé estão entre as que foram pirateadas.

A Pathé assumiu publicamente a situação, notando numa publicação no Twitter que a sua conta foi “pirateada por terceiros de identidade desconhecida“, que publicaram “uma série de tweets não autorizados”. Pedindo “desculpa”, a distribuidora garante que “o problema foi resolvido” e que já assumiu o controlo da conta.

Os casos de burlas com bitcoins e com outras criptomoedas, nomeadamente com recurso a esquemas semelhantes a este, têm sido recorrentes nos últimos tempos.

O próprio Elon Musk já foi usado em outras burlas no passado, e chegou mesmo a brincar com a situação, numa publicação que fez no Twitter, onde perguntava “Quer comprar algumas bitcoins?”. A brincadeira valeu-lhe o bloqueio temporário da sua conta.

https://twitter.com/elonmusk/status/1054520588734058496

Os responsáveis da rede social asseguram que têm trabalhado no reforço das medidas de segurança, frisando que “melhoraram substancialmente” a forma como lidam com os “esquemas de criptomoeda”, conforme cita a BBC.

Uma fonte do Twitter garante ainda à estação de rádio britânica que a empresa “continua a investir em mais ferramentas pro-activas para detectar actividade maliciosa e de spamm“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.