/

Carta de suicídio escrita por Baudelaire na juventude leiloada por 243 mil euros

“O cansaço de adormecer e de acordar são-me insuportáveis”, escrevia em 1845 o poeta Charles Baudelaire, numa carta à sua amante Jeanne Duval. A nota de suicídio, escrita aos 24 anos, foi leiloada por 234 mil euros.

A casa de leilões Osenat, situada em Fontainebleau, perto de Paris, anunciou que a carta fará agora parte de uma coleção privada francesa. O documento, que tinha um valor estimado entre os 60 mil e os 80 mil euros e era o destaque do leilão, estava incluída num conjunto de itens de correspondência do poeta.

“Quando a menina Jeanne Lemer vos entregar esta carta, estarei morto. Morro em terrível inquietação. Mato-me porque não posso mais viver”, escrevia Baudelaire, um dos maiores poetas franceses, numa época em que tinha muitos problemas financeiros. Em seguida deu a si mesmo uma facada, mas sem consequências graves.

Em leilão estavam outros textos de Baudelaire, refere a AFP, como o poema de amor Les promesses d’un visage, anotações em que contestava as críticas literárias de As Flores do Mal e outros escritos.

Cartas dos escritores Jules Barbey d’Aurevilly e Victor Hugo e dos pintores Eugène Delacroix e Édouard Manet, dirigidas a Baudelaire, estavam também entre os itens leiloados no domingo. A carta de Delacroix foi arrematada por 7540 euros pelo Museu Delacroix, anunciou a casa Osenat em comunicado.

Ainda que o poeta tenha posto por escrito a sua intenção de morrer aos 24 anos, Baudelaire acabou por morrer mais de duas décadas mais tarde, em 1867, vítima de sífilis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.