Futuros cirurgiões estão a perder destreza (e a culpa é dos telemóveis)

Os aspirantes a cirurgiões estão a perder a destreza, isto porque passam demasiado tempo em frente a um ecrã e muito pouco a usar as mãos, alerta um professor de cirurgia do Imperial College, em Londres.

Os estudantes e Medicina, nomeadamente os aspirantes a cirurgiões, estão a perder a destreza nas mãos para suturar os pacientes. A culpa? Dos telemóveis.

À BBCRoger Kneebone, professor de cirurgia do Imperial College, em Londres, adianta que os jovens têm muita pouca experiência nas suas apetências técnicas que têm dificuldade em qualquer atividade no terreno.

“Este é um assunto importante e alarmante” refere o especialista, acrescentando que apesar de o estudantes terem melhores notas, não conseguem sequer suturar um paciente. Esta situação não é bom sinal, já que os estudantes se tornam “menos competentes e menos confiantes” a usar as mãos.

A culpa, afirma, é dos telemóveis. A utilização deste tipo de tecnologia é o grande responsável pelo declínio da destreza manual dos estudantes durante a última década. Parece não ser um grande problema, mas a verdade é que o trabalho dos cirurgiões depende muito da sua habilidade com as mãos – tato até como o seu conhecimento.

“No passado, eu e os meus colegas sabíamos que os alunos saiam da universidade a saber fazer certos gestões técnicos – costurar, suturar, cortar – mas já não é esse o caso.” Dsta forma, o professor defende que os alunos de Medicina devem ter uma educação mais equilibrada e mais prática.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.