/

Chefe de gabinete ofereceu telemóvel à PJ para provar que Azeredo sabia

10

O tenente-general Martins Pereira, chefe de gabinete de Azeredo Lopes, ofereceu o seu telemóvel à PJ para investigação. As provas poderão demonstrar que o ex-ministro da Defesa mentiu no caso de Tancos.

Azeredo Lopes, ex-ministro da defesa, afirmou publicamente que nunca tinha sido informado, pelo seu chefe de gabinete, o tenente-general Martins Pereira, sobre o esquema da PJ Militar no roubo de armas de tancos.

Contudo, de acordo com o CM, o chefe de gabinete ligou-lhe através do Whatsapp, dando-lhe conta da forma como as armas foram recuperadas e do encobrimento dado pela PJ Militar aos autores do furto de tancos.

O Whatsapp, uma aplicação de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, funciona através da internet o que invalida o registo de chamadas pelas operadoras.

Sem esse registo, as investigações da Judiciária Civil e do DCIAP nunca poderiam chegar à ligação efetuado pelo chefe de gabinete do ministro.

Para demonstrar a verdade, o general ofereceu o seu telemóvel de modo a ser realizada uma perícia que poderá confirmar a chamada que diz ter efetuado ao ministro na presença de responsáveis da PJ Militar – Luís Vieira, diretor e Vasco Brazão, investigador.

Os responsáveis da PJ Militar teriam ido levar ao gabinete do tenente-general um memorando a dar conta de parte da atuação que tiveram, à margem da lei, e terão presenciado o telefonema que Martins Pereira fez ao ministro.

Azeredo Lopes, que será chamado ao DCIAP para prestar esclarecimentos, sempre negou ter sido informado do esquema da PJM e arrisca agora a ser constituído como arguido por denegação de justiça.

Costa garante que não conhecia memorando

O primeiro-ministro António Costa afirmou que o ex-ministro da defesa não o pôs ao corrente sobre o que se passou em Tancos e assegurou esta manhã de sexta-feira que não teve qualquer conhecimento da encenação que aconteceu.

“Nem através de Azeredo Lopes nem através de ninguém, não conhecia”, disse o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro respondeu aos jornalista quando questionado sobre as declarações do tenente-general Martins Pereira, chefe de gabinete do antigo ministro que afirma ter informado Azeredo Lopes.

Segundo o JN, quando questionado sobre se achava que tinha sido enganado pelo ex-ministro, António Costa respondeu “acho que não”.

Depois de negar por várias vezes qualquer conhecimento sobre o caso de Tancos, António Costa recusou tecer mais comentários sobre a matéria em investigação.

“A única coisa que desejo é que as autoridades judiciárias competentes concluam tão depressa quanto possível esta investigação” e que detenham e responsabilizem “os ladrões e eventuais cúmplices”, afirmou o primeiro-ministro.

ZAP //

10 Comments

  1. E foi só ele???

    Da forma que as coisas estão todos deviam saber (presidente da república, primeiro ministro, etc…) mas como as coisas correram mal agora tem que o mexilhão arcar com as consequências para “livrar os cães grandes” das consequências…

  2. Mas toda a gente incluindo a SRª Cristas, todos tão preocupados com a recuperação das armas!
    Mas não vejo ninguém preocupado com o roubo!
    Os Portugueses querem saber é como foram roubadas, se é que foram mesmo roubadas! E quando? Pois com toda esta histeria da devolução , não se fala e tenta esclarecer o roubo!
    Ou terá sido tudo uma encenação?

  3. TODOS SABIAM !!!
    Alguém os convenceu que com a encenação, o roubo das armas ficaria esquecido e sem importância.
    Estavam todos enganados e a MENTIRA parece um elefante na sala.

    • O que sabe do roubo? Esclareça? Foi só o neto da avó que as levou no bolso para a quinta da avó?
      È muito estranho, não acha? Para devolver tiveram que ser vários carros, para roubar foi só o netinho?
      Quero mesmo saber é como foram roubadas. Insisto se é que foram. Ou tambem foi encenação naquela data quando já tinham sido roubadas muito antes

      • Do roubo sabemos todos o mesmo, o esclarecimento acerca deste assunto foi geral e foi o que vimos.
        Possivelmente as pessoas envolvidas na devolução, são as mesmas que estão envolvidas no roubo.
        Ou então haverá 2 grupos, tão poderosos, tão corruptos e com tanta influência a trabalhar no mesmo assunto, um a roubar outro a devolver!
        Não creio, mas é apenas a minha opinião.

  4. O Costa não sabia ??? não é a primeira vez que é apanhado a mentir, ou melhor a não dizer toda a verdade. Só um louco acha que Azeredo Lopes guardou esse “segredo” só para si. Pelo menos é a minha opinião.

  5. O whatsapp apesar de funcionar via internet e encriptar as mensagens, continua a guardar nos servidores os metadados (registos de quem liga para quem).
    Apesar de poder ser um entrave (pois tem de pedir informação a uma entidade que não é nacional), a PJ poderá vir a ter acesso à data-hora a que foram efetuadas as chamadas e trocadas as mensagens.

  6. Foi tudo uma encenação… Não houve roubo!… Já o ex-ministro Azarado Lopes dizia há uns meses que talvez não tivesse havido roubo… As armas eram todas obsoletas e valiam uns míseros euritos, dizia um senhor baixinho fardado… Ah, a seguir até apareceram mais armas do que aquelas que tinham sido roubadas, dizia um outro senhor fardado… O chefe de gabinete do A. Lopes tinha sido informado da verdadeira encenação da recuperação das armas, mas não tinha informado o Lopes e o Lopes também não tinha informado o primeiro-ministro. Agora, já se sabe que o chefe de gabinete sabia e que este deu conhecimento ao ministro A. Lopes. E este não informou o primeiro ministro? Puro ilusionismo… E assim se vai iludindo quem quer.

  7. Acredito que quem praticou o roubo foram os mesmos que as devolveram ou encenaram a devolução.
    Qual seria o destino ou para onde foram as armas? ninguém vai fazer um roubo destes para oferecer armas e sem saber o que lhes fazer.
    Para haver vendedor tem que haver comprador, sem ser terroristas quem mais pode comprar armas deste calibre e esta quantidade no mercado negro?
    O que é também bastante grave é que parece que todos os que deveriam ter resolvido o assunto, tanto no roubo, (guardar o material de guerra de forma a ser impossível o roubo), como no aparecimento, a GNR quando foi contactada teria logo que actuar informar a PJ denunciando o que se estava a passar.
    Não estamos a falar de uma pessoa,falamos de GNR, PJM,Generais, Ministros e quem vêm a seguir?

  8. Sabia o senhor Azeredo, sabia o senhor Costa e até já ponho em dúvida se o senhor Marcelo não saberia também, falta de transparência e compadrio para com os amigos é o resultado em que isto tudo deu que acaba por ser uma vergonha nacional e no governo tudo parece marchar sobre rodas como se nada acontecesse.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.