/

Partido de extrema-direita alemão quer crianças a denunciar professores que o critiquem

USP

O partido de extrema-direita alemão criou um portal na Internet no qual as crianças podem informar o partido se algum dos seus professores criticar o AfD durante as aulas.

O Alternative für Deutschland (AfD), partido de extrema-direita e o maior partido da oposição na Alemanha, criou um portal na Internet onde as crianças podem informar o partido se algum dos professores o criticar, ação que implica revelar a identidade do professor em causa.

O Neutral School foi criado pelo mesmo partido que se queixa de ser constantemente prejudicado por “preconceitos” por parte da comunicação social e de outras áreas da sociedade, entre as quais o sistema de ensino. O portal está apenas disponível em Hamburgo e no estado de Baden-Württemberg, mas o objetivo é expandi-lo para outras regiões.

Segundo o Observador, o partido tornou-se o principal partido da oposição à coligação liderada por Angela Merkel e tem defendido a necessidade de uma “limpeza” no sistema cultural e educacional no país, livrando-se assim do que considera ser uma tendência intrínseca para a esquerda política.

Citado pelo Financial Times, Stefan Räpple, deputado do AfD, afirmou que o partido recebeu “provas irrefutáveis de que decorre um incitamento contra o AfD nas salas de aula” por todo o país. Além disso, explicou que as denúncias nunca poderão ser anónimas nem deixar de referir o docente em causa, e têm de ser acompanhadas de provas concretas, como textos escritos nos quais o partido apareça retratado de forma negativa.

A proposta está a ser acompanhada de várias críticas vindas de outros partidos e até de associações ligadas ao ensino.

Helmut Holter, líder de um grupo de governantes na área de ensino, considera que este portal é “inaceitável” porque, no seu entender, transforma as crianças em “denunciadores”, fazendo lembrar “o período mais negro da História alemã, entre 1933 e 1945″.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.