/

Balanço de sismo e tsunami na Indonésia sobe para 832 mortos

O balanço de vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a ilha de Célebes, na Indonésia, subiu este domingo para 832 mortos.

As autoridades advertem no entanto que este número deve aumentar, e que o balanço final de vítimas mortais pode chegar aos milhares. Centenas de vítimas estão sob os escombros, especialmente na cidade indonésia de Palu, que na última sexta-feira foi devastada pelo sismo e por ondas de 6 metros.

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia actualizou o balanço de vítimas fatais e anunciou que pelo menos 540 pessoas ficaram feridas. “Enviámos milhares de pessoas, sobretudo do exército e da polícia para o local”, afirmou o porta-voz da agência indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.

Em Palu, vários corpos estão ainda nas praias, alguns dos quais cobertos com lonas azuis. Destroços espalhados pela região mostram a violência com que ondas de até 6 metros de altura atingiram a localidade.

Este domingo, serviços de resgate ainda tentam chegar às zonas afastadas, enquanto a população enfrenta os imperativos básicos da sobrevivência: encontrar alimentos, água potável e abrigos.

Os hospitais não conseguem dar resposta à grande quantidade de feridos. Muitas pessoas recebem socorro na rua. Os moradores tentam ajudar as vítimas de forma improvisada.

Terremoto de intensidade 7,5

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, USGS, o terremoto de sexta-feira atingiu os 7,5 de magnitude e foi mais forte que a série de tremores que provocaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos em agosto na ilha indonésia de Lombok, perto de Bali.

O epicentro do terremoto foi localizado a 78 km a norte de Palu, e o tremor foi sentido até no sul, em Macasar, capital da ilha. A terra tremeu também na ilha vizinha de Kalimantan e em Samarinda, do outro lado do estreito de Macasar.

A Indonésia, arquipélago de 17 mil ilhas, fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países mais propensos a sofrer desastres naturais.

Em 26 de dezembro de 2004, o país sofreu uma série de terremotos devastadores, um dos quais de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra. Este devastador terramoto provocou um tsunami de grandes dimensões que provocou 220 mil mortos na região do sudeste asiático. Foi o terceiro maior terremoto no mundo desde 1900.

// RFI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.