/

80% das casas demoram menos de seis meses a ser vendidas

1

Em 2015, vender uma casa levava mais de dois anos. No entanto, o tempo de venda diminuiu drasticamente – quase 85% das casas que foram colocadas para venda em 2017 demoraram menos de seis meses a serem vendidas.

De acordo com o Público, que avança os dados nesta sexta-feira, quase 85% das casas que foram colocadas no mercado em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas. 37% ficaram entre um a três meses no mercado e 46% entre quatro a seis meses.

O diário recorre a estimativas cedidas pelo presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) que se mostram importantes para tentar entender qual seria o alcance das iniciativas fiscais que foram anunciadas por Catarina Martins – a “taxa Robles” – caso fosse aplicada.

Os números da APEMIP não permitem, contudo, diferenciar um proprietário que tem um imóvel há 20 anos e que agora o coloca para venda, com aquele que acabou de o comprar para o vender passados uns meses.

“Em 2014 e 2015 o tempo médio de venda era superior a dois anos. Atualmente, um terço dos imóveis demora entre um a três meses a ser vendido”, disse Luís Lima, líder da APEMIP, em declarações ao jornal. “A percentagem das vendas em menos de três meses vai aumentar este ano”, considerou.

Segundo os números da APEMIP, só 4% das casas é que ficam no portefólio dos mediadores durante mais de um ano até serem vendidas. Por tudo isto, nota o Público, a taxar-se pela tabela máxima os proprietários que concretizassem operações de venda num curto espaço de tempo, poucos sairiam ilesos.

ZAP //

1 Comment

  1. Esqueçam os mediadores!
    O segredo é nunca colocar as casas à venda nas imobiliárias, hoje em dia com a Internet ninguém precisa mais de imobiliárias, nem de lhes pagar percentagens ridículas de comissões pela venda.
    Existem imensos sites onde quem quer vender um imóvel, pode colocar anuncio gratuitamente e poupar uns valentes trocos, evitando assim pagar aos chulos das imobiliárias!
    Não há mais valia nenhuma em contratar uma imobiliária, pelo preço ridículo que cobram. Além de que a maioria obriga a contratos de exclusividade ou então quando estes não existem, aumentam as percentagens das comissões de venda de forma exponencial!
    Um conselho, mantenham-se longe dessa bandidagem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.