O presidente da Comissão Europeia defendeu esta quarta-feira a supressão da mudança da hora, responsabilizando cada Estado-membro por escolher o horário de inverno ou de verão no seu último discurso sobre o “Estado da União”.
“Em maio de 2019 [data das eleições europeias], os europeus não vão aplaudir-nos se continuarmos a mudar a hora duas vezes por ano”, indicou Jean-Claude diante do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França.
“A mudança de hora deve ser suprimida. Os Estados-membros devem decidir por si próprios se querem que os cidadãos vivam no horário de verão ou no de inverno”, disse.
Em 31 de agosto, a Comissão Europeia revelou que uma maioria “muito clara” de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora na consulta pública realizada este verão. Caso a medida entre em vigor, o Sol vai nascer às 9h.
Os resultados preliminares publicados em 31 de agosto pelo executivo comunitário – os resultados finais serão divulgados “nas próximas semanas” – revelam que os portugueses que participaram no inquérito online estão em linha com a média europeia, já que 85% também defenderam que deixe de se mudar o relógio duas vezes por ano, o que Bruxelas pretende agora implementar, com a apresentação de uma proposta legislativa.
Naquela que foi, de forma destacada, a consulta pública mais participada de sempre, com mais de 4,6 milhões de contributos oriundos de todos os Estados-membros, a maior parte das respostas veio da Alemanha, onde o assunto foi particularmente mediatizado.
De acordo com a Comissão, a taxa de participação em percentagem da população nacional variou entre os 3,79% na Alemanha e os 0,02% no Reino Unido, tendo em Portugal participado no inquérito 0,33% da população.
Os resultados preliminares, acrescenta Bruxelas, “indicam também que mais de três quartos (76%) dos participantes consideram que a mudança de hora duas vezes por ano é uma experiência «muito negativa» ou «negativa»”, e “como justificação do desejo de pôr fim a esta regras, alegam-se o impacto negativo na saúde, o aumento de acidentes de viação ou a falta de poupanças de energia”.
Durante o seu discurso na sessão plenária, o presidente da Comissão Europeia fez apelos sucessivos à unidade. Juncker disse ser importante “mostrar respeito” pelo projeto europeu e “parar de arrastar o nome da União Europeia pela lama”.
ZAP // Lusa
“84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança”
Mas qual 84%?!
Não inventem!!
Só há 4,6 milhões de europeus??
Ou votam favoravelmente 84% dos 4,6 milhoes de votantes?
Pois…
Dos quais mais de 90% eram alemães. Onde está a representatividade dos europeus?
E mesmo assim só participaram 3,79% dos alemães…
Eu nem sequer soube desta votação e até costumo estar atento às políticas da UE.
Eu votei porque vi uma notícia no Público. Mas, é verdade, foi muito pouco publicitado nos nossos media
Já ouviu falar em estatistica e testes de fiabilidade?
Não é preciso a participação de toda a população para uma consulta deste género, é suficiente uma amostra representativa. E perante a quantidade de pessoas entrevistadas pode-se dizer com uma certeza de 99,5% que 85% (com um erro de +-2%) das pessoas da união europeia são a favor do fim da mudança de hora.
FIM DA MUDANÇA DE HORA, JÁ!
Sim, e?
O que é que isso tem a ver com o que eu escrevi?
com isto: “Só há 4,6 milhões de europeus??” Passo a explicar: Amostra de 4,6milhões numa população de 493milhões é mesmo significativa desde que criteriosamente selecionada. Pode-se afirmar com uma certeza de quase 100% que 419 milhões de europeus são a favor do fim da mudança de hora e não o numero que referiu.
Isto chama-se estatistica e funciona, pode ter a certeza.
Bem… continuo a não perceber onde quer chegar…
Mas qual amostra?
Na notícia não refere em lado nenhum estatística (ou sondagem)!!
Fala em votação directa de 4,6 milhões de europeus; portanto aqui não há estatística (e muito menos uma amostra criteriosamente seleccionada).
Logo, é completamente errado dizer-se que “84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança”!
Foi consulta. Não entende estatistica, sondagens, etc… desisto.
FIM DA MUDANÇA DE HORA, JÁ!
FIM À MUDANÇA DA HORA JÀ!
E não se deixem manipular com o “Sol vai nascer às 9h”, até parece que o Sol vai nascer para sempre a essa hora!… vai nascer se calhar por dois meses de inverno… A partir de 21 Dezembro, solstício, os dias já começam a crescer de novo!
Sim, ou então Portugal poderá optar pela hora de Inverno sempre que, na prática, encurta pela mesma medida os finais de dias de Verão em redor de dois meses, em relação à situação actual.
Portugal deveria optar pelo mesmo horário da maioria da UE. Somos o único país juntamente com o Reino Unido e a Irlanda que não tem o mesmo horário da maioria dos países da UE, o que causa um impacto negativo na economia: empresas espanholas, francesas, italianas, alemãs, etc. às 8h da manhã local tem de esperar por norma cerca de 1 ou 2 horas (no caso de escritórios que apenas iniciam a sua actividade às 9 horas da manhã no horário de Portugal) para conseguirem contactar alguém das empresas portuguesas. Assim acabava-se também o problema de muitos portugueses que moram junto à fronteira espanhola e trabalham em Espanha, principalmente na Galiza…
Não é isso que se está discutir, mas, tendo em conta a localização, a Espanha é que devia ter a hora portuguesa!
E até já discutiram isso várias vezes:
Espanha quer ficar no mesmo fuso horário de Portugal
https://www.dn.pt/mundo/interior/espanha-quer-ficar-no-mesmo-fuso-horario-de-portugal-5549485.html
Tendo em conta a localização, até a França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo deveriam de pertencer ao fuso horário UTC (GMT), mas não devem ter interesse na mudança do fuso horário por razões económicas, sabendo que o mercado alemão é importante para o resto da Europa… E como diz o ditado: Se não os consegues vencer, junta-te a eles… Para Portugal, optar pelo fuso horário UTC+1 talvez traria mais vantagens do que desvantagens, já que os países que se encontram actualmente no mesmo fuso horário de Portugal estão a negociar o BREXIT (Reino Unido e Irlanda)… https://sudanucuz.co/wp-content/uploads/2018/08/us-time-zone-map-utc-save-usa-time-zone-map-usa-time-zone-map-us-time-zones-live-clock-united-of-us-time-zone-map-utc.png
A Irlanda não tem nada a ver com o Brexit!…
E o UTC+1 não se adequa ao tempo de exposição solar de Portugal.
“Em 31 de agosto, a Comissão Europeia revelou que uma maioria “muito clara” de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora na consulta pública realizada este verão”
“De acordo com a Comissão, a taxa de participação em percentagem da população nacional variou entre os 3,79% na Alemanha e os 0,02% no Reino Unido, tendo em Portugal participado no inquérito 0,33% da população.”
Uma “maioria muito clara” de 84% ou bem menos que 4% dos cidadãos europeus?
qual poncio pilatos este junker vai ficar na historia como o coveiro da europa crista e democratica. este problema da hora… deve ter muito a ver como algo que ainda nao percebemos….
para junker e sua quadrilha estarem a preparar o fim da mudança da hora…..deve ser muito mau para a europa , deixar ao criterio de cada estado..sera um bom principio à desuniao futura que esta quadrilha esta preparando.
Venha a hora de Inverno para ficar e o resto são tretas!.
Deveriam adoptar a hora ZULU (UTC) ou seja a que corresponde à hora de inverno quanto mais não seja por uma questão de coordenação. Acho que será a mais correcta de adoptar
concordo com o final da mudança da hora
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/quando-como-e-porqu%C3%AA-tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-o-fim-da-mudan%C3%A7a-de-hora/ar-BBNe6OY?li=BBoPWjC
Obrigado ZÉ DAS ISCAS. Artigo muito útil para quem ainda tem dúvidas!