/

Tufão Jebi causa pelo menos 11 mortos e centenas de feridos no Japão

Jiji Press / EPA

Pelo menos onze pessoas morreram e centenas ficaram feridas no Japão, na sequência do tufão Jebi, considerado o mais violento a atingir diretamente o arquipélago em 25 anos, informou a televisão pública NHK.

“Este tufão causou sérios danos, especialmente na região de Osaka”, disse hoje o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, que prometeu “o máximo de esforços para resolver a situação e reabilitar as infraestruturas”.

A passagem do ciclone trouxe chuvas torrenciais e ventos fortes, com rajadas que atingiram nalguns locais os 220 quilómetros/hora. Segundo as imagens divulgadas pela imprensa, o tufão deixou um rasto de destruição, com carros destruídos, embarcações atiradas para terra e aviões rodeados pela água nos aeroportos.

O Jebi, o 21.º tufão desta temporada no Pacífico, foi catalogado como “muito forte” pela Agência Meteorológica do Japão, o primeiro com esta intensidade a chegar ao arquipélago desde 1993.

Mais de 600 voos foram cancelados no país devido aos ventos fortes e chuvas intensas com a aproximação do tufão. Além das companhias aéreas, os serviços de comboio locais e as linhas de alta velocidade, como a rota Osaka-Hiroshima, também foram suspensos.

Em Osaka, o Jebi obrigou ao encerramento do Aeroporto Internacional de Osaka, que ficou submerso devido às chuvas fortes. Algumas empresas também recomendaram que os funcionários trabalhassem a partir de casa, as escolas encerraram e a atividade comercial foi interrompida.

O Japão foi atingido por vários tufões e chuvas torrenciais este verão. Uma grande parte do oeste do país foi atingida no início de julho por fortes inundações e deslizamentos de terra que resultaram na morte de mais de 200 pessoas e milhares de desalojados, naquele que foi considerado o mais grave desastre meteorológico no país desde 1982.

Bruxelas já endereçou condolências ao povo e autoridades do Japão e mostrou-se disponível para ajudar. “A Comissão Europeia quer expressar as condolências ao povo japonês, às autoridades, à família e amigos daqueles que perderam os seus entes queridos ou que foram afetados pelo tufão Jebi”.

“Reiteramos a nossa solidariedade para com o Japão, e estamos preparados para providenciar assistência“, disse o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária da instituição.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.