/

Pedidos de reforma na função pública continuam a cair

Nos primeiros sete meses de 2017, 5145 funcionários públicos deixaram as suas funções. Este número evidencia uma quebra de 7% no pedido de reformas da função pública face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Diário de Notícias, que avança os dados nesta quinta-feira, o número de funcionários públicos que pedem a reforma tem vindo a cair desde 2014. Mantendo-se a tendência, 2017 arrisca-se a bater um novo recorde mínimo histórico.

Segundo os dados do último boletim da execução orçamental, entre janeiro e julho, o número mensal de novos reformados foi sempre inferior aos mil. Esta média não tem comparação com nenhum dos anos anteriores para os quais existem dados.

A única exceção registou-se em 2016, ano em que o número de saídas para a reforma afundou, assim como o valor médio pago aos novos reformados – que foi inferior aos mil euros brutos. Neste ano, a Caixa Geral de Aposentações registou apenas 8727 novas pensões de aposentação e reforma.

O ritmo de novas saídas que está a registar-se neste ano indicia que em 2018 as aposentações poderão recuar para um número inferior aos 8727 registados em 2016 – no ano passado foram 10 500, nota o DN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.