/

Já há namoradas holográficas à venda no Japão

A presença de assistentes virtuais em casas é um conceito cada vez mais difundido em alguns países. No entanto, esta ideia original foi aprimorada de uma forma muito curiosa pela Vinclu, que introduziu no mercado nipônico uma “namorada holográfica” com inteligência artificial.

Batizado de Gatebox, o produto passou por um período de “testes”, com vendas limitadas em duas remessas. Agora, a “namorada holográfica” finalmente está disponível em pré-venda no Japão.

Embora o Gatebox tenha as funções de controlar dispositivos domésticos de forma remota e ainda capacidades semelhantes a uma assistente pessoal, a principal finalidade do produto é que a rapariga holográfica funcione como uma espécie de companheira para os mais solitários.

A “namorada” é representada pela personagem Hikari Azuma e projetada na estrutura central do dispositivo, focando em interações, podendo até mesmo enviar mensagens para o telemóvel do “parceiro” quando este estiver longe de casa.

Principais características

A produção em massa do Gatbox não é uma surpresa no entanto, é importante sublinhar que o dispositivo não utiliza qualquer modelo de inteligência artificial de outras empresas. Em vez disso, o sistema foi desenvolvido pela própria Vinclu com base no reconhecimento de padrões a partir das interações com o usuário.

Outro detalhe é que, apesar de ter sido feita uma nova reformulação de hardware relativamente aos dois primeiros modelos, as funções de assistente pessoal ainda são muito limitadas, restringindo-se a alertas de informações meteorológicas, notícias do dia e algumas outras informações obtidas a partir da Internet, bem como funções da Internet das Coisas, para casas conectadas.

Esta nova versão, que vem em formato de speaker de dimensões ampliadas, também é dotada de dois microfones na sua parte superior para comandos de voz e um detetor de movimento embutido para que a “namorada” reconheça as expressões faciais e movimentos do usuário.

Preço e disponibilidade

Ainda de acordo com o anúncio, o Gatebox modelo GTBX-100 já pode ser comprado no Japão por cerca de 150 mil ienes (cerca de 1165 euros, em conversão direta) e as entregas estão previstas ainda para novembro deste ano.

Além deste valor, a utilização da “namorada holográfica” exige o pagamento de uma mensalidade de 1.500 mil ienes (cerca de 12 euros), que só serão cobrados a partir de março de 2019.

Também foi anunciado que o Gatebox será disponibilizado noutras regiões fora do Japão. Porém, é (quase) certo que isso não aconteça num futuro próximo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.