//

Jay e Lauren queriam viajar pelo mundo de bicicleta. Foram assassinados pelo Daesh

(dr) simplycycling

Jay Austin e Lauren Geoghegan, o casal norte-americano assassinado por terroristas do Daesh no Tajiquistão

Um casal norte-americano, que largou tudo para viajar pelo mundo de bicicleta, foi assassinado, no Tajiquistão, por terroristas do Estado Islâmico.

Jay Austin e Lauren Geoghegan despediram-se e largaram tudo para viajar pelo mundo de bicicleta. O casal norte-americano fartou-se das reuniões, das videoconferências, dos prazos de entrega e de tudo o que estava associado à sua rotina, conta o New York Times.

Os dois, ambos com 29 anos, já tinham passado por vários países da Europa, África e Ásia e, ao 369.º dia de viagem, a 29 de julho, encontravam-se no Tajiquistão, no centro do continente asiático, onde estavam a fazer um percurso com outros cinco ciclistas.

De acordo com o jornal norte-americano, esse foi o dia em que o “sonho” destes dois norte-americanos, que largaram Washington em junho do ano passado, acabou. O grupo foi surpreendido numa estrada a caminho de Danghara por terroristas do Daesh.

Um vídeo amador gravado no local mostra o que aconteceu a seguir. Um carro, onde seguiam cinco extremistas, atropelou-os, inverteu a marcha e voltou a passar-lhes por cima. Tanto o casal norte-americano como dois ciclistas, de nacionalidade suíça e holandesa, morreram. Os outros três ficaram feridos.

Segundo o ministro do Interior do Tajiquistão, citado pelo Expresso, depois do atropelamento, os terroristas saíram do veículo e atacaram o grupo com pistolas e facas. Dias depois, através das redes sociais, o Daesh reivindicou o ataque e partilhou um vídeo onde os cinco jihadistas juram “matar descrentes”.

Entretanto, a embaixada dos EUA no país asiático confirmou que pelo menos um suspeito foi abatido e outros três detidos pelas autoridades.

O jovem casal relatava todas as aventuras e peripécias da viagem em duas rodas no site “Simply Cycling” e também ia partilhando fotografias numa conta de Instagram. Na rede social, ainda aparece que os dois estão “atualmente no Tajiquistão”.

“Cansei-me de passar a maior parte do tempo à frente de um retângulo brilhante, de pintar os melhores anos da minha vida apenas em tons de beije e cinzento. Sinto falta dos vários pôr do sol a que virei as costas. Demasiadas tempestades ficaram por ver, demasiadas brisas ficaram por notar”, escreveu Jay no blogue dias antes de partir.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.